exames pré-operatório cirurgia plástica

Conheça os 5 exames que serão solicitados antes de realizar cirurgias plásticas

Uma cirurgia plástica, embora seja segura quando realizada por profissionais capacitados, representa um risco como qualquer tipo de procedimento cirúrgico, podendo, em alguns casos, ocasionar complicações.

Para diminuir ainda mais a possibilidade de haver qualquer problema ou complicação é comum que sejam solicitados alguns exames médicos antes da realização da cirurgia, para que o médico analise as condições do paciente e indique a segurança da realização da cirurgia.

Confira a seguir os 5 principais exames solicitados antes de uma cirurgia plástica:

1. Exame de sangue

O exame de sangue é um dos principais, sendo solicitado para a maioria dos procedimentos, inclusive nos exames prévios à cirurgia plástica. A necessidade desse exame é para que sejam analisados os índices de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, sendo possível identificar qualquer alteração que impeça a cirurgia.

Em geral, o exame de sangue deve ser feito em jejum, para evitar que sejam apresentadas alterações no seu resultado devido aos alimentos ou às bebidas consumidas.

2. Eletrocardiograma

O exame cardíaco também é solicitado com frequência antes de cirurgias plásticas, sendo na grande maioria das vezes o eletrocardiograma o tipo de exame requerido.

Esse exame avalia as batidas do coração do paciente, seu ritmo, a velocidade das batidas, permitindo que se perceba qualquer tipo de alteração que possa gerar complicações durante o procedimento cirúrgico.

3. Raio-X

Outro exame que também é solicitado antes da realização de uma cirurgia plástica é o raio-X torácico, que possibilita ao médico observar as condições do coração e, especialmente, dos pulmões.

O raio-X torácico é ainda mais solicitado quando se trata de pacientes acima dos 50 anos ou fumantes, que são pessoas mais propensas a apresentar problemas na caixa torácica. Pacientes que tenham apresentado algum tipo de problema respiratório também são mais comumente indicados a realizar esse exame antes do procedimento cirúrgico.

4. Exame de urina

O exame de urina também é solicitado de forma prévia a quase todos os tipos de procedimentos cirúrgicos, inclusive antes de se fazer uma cirurgia plástica. Esse exame pode apontar qualquer tipo de problema nos rins ou no sistema urinário, como infecções que podem prejudicar a realização da cirurgia.

É possível ainda que o médico solicite diferentes tipos de exames de urina, como o exame de urina tipo 1, o exame de urina de 24 horas, ou ainda o exame de urocultura, de forma que tenha as informações de maneira mais completa antes da cirurgia plástica.

5. Ressonância magnética

A ressonância magnética, também conhecida como RM, é um exame de imagem bastante completo, que permite que sejam identificados diversos problemas presentes nos órgãos internos, além de outros problemas como tumores ou aneurismas.

Assim, a realização da ressonância magnética é importante antes de determinadas cirurgias plásticas, pois permite que o médico conheça bem o estado de saúde do paciente, além de possibilitar um estudo mais fidedigno da região que deverá ser operada, tornando o procedimento ainda mais seguro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira