Flacidez nas nádegas: causas e tratamentos

A flacidez é uma das consequências do envelhecimento e faz parte do processo de perda de importantes componentes da pele, como o colágeno. Porém, alguns hábitos ruins como a má alimentação e o sedentarismo podem contribuir com a perda de firmeza da pele.

O corpo todo sofre com as consequências da idade. A partir dos 25 anos, o organismo diminui a produção do colágeno, que, a cada ano, fica 1% menor. Com menos colágeno, a pele vai se deteriorando e estimula não só o aparecimento de rugas, como também a perda da tonicidade muscular. A queda dos níveis de estrogênio nas mulheres é a principal causa da baixa de colágeno, por isso, o processo de envelhecimento é mais percebido quando elas atingem a menopausa.

Flacidez nas nádegas, no rosto, nos seios e abdômen é motivo de incômodo para muitas mulheres, que buscam na cirurgia plástica uma solução.

Causas da flacidez nas nádegas

O envelhecimento é um dos principais causadores da flacidez no corpo, já que a quantidade de colágeno produzido pelo organismo não é capaz de suprir as necessidades para manter a pele e o músculo firmes. Além da idade, veja quais outros fatores contribuem com a flacidez:

Alimentação

O consumo excessivo de açúcar é conhecido por causar diabetes, problemas cardiovasculares e ganho de peso. Mas, ele também está associado a prejuízos para a pele. Isso acontece devido à glicação, que é quando há a união entre uma molécula de glicose com uma de proteína, como o colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza da pele. Essa união causa a perda de elasticidade e tonicidade da pele, além de contribuir para a formação de rugas. A alimentação pode agir também indiretamente, já que a flacidez pode ser causada pelo ganho e pela perda de peso.

Emagrecimento

A flacidez aparece também em indivíduos que passaram por um processo brusco de emagrecimento.

Genética

Acredita-se que algumas pessoas possuem predisposição genética para a flacidez, devido a baixa produção de fibras de colágeno e de elastina.

Hormonal

A alteração hormonal promovida pela menopausa atua diretamente na diminuição do colágeno e da elastina na pele.

Sedentarismo

Outro fator importante que deve ser considerado é a falta de atividade física, já que o sedentarismo causa a hipotrofia das fibras musculares.

Tratamentos

Existem alguns recursos para tratar a flacidez nas nádegas. Entre eles estão a prática de exercícios físicos, tratamentos estéticos, como criolipólise e radiofrequência, e a cirurgia plástica.

Apesar de ser a opção mais onerosa, o lifting de glúteos é a forma mais rápida e eficaz de se chegar ao resultado almejado. Isso porque, tanto nos tratamentos estéticos quanto na musculação, o resultado não é definitivo, além de ser demorado para conseguir chegar ao ponto que se deseja.

A cirurgia de lifting no bumbum pode ser associada ao implante de silicone ou a técnicas de enxerto. A recuperação será de acordo com os procedimentos que serão realizados durante a cirurgia. Porém, o pós-operatório para quem opta apenas pelo levantamento dos glúteos é mais simples e rápido.

Outra vantagem desse tipo de procedimento é que, além de eliminar a flacidez nas nádegas, o lifting aumenta a projeção do bumbum e elimina celulites. Para manter um resultado satisfatório é importante lembrar que é preciso haver, também, uma mudança no estilo de vida: uma boa alimentação e prática de exercícios físicos são essenciais para a manutenção do resultado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira