Ginecomastia

Ginecomastia – Sintomas, causas e tratamento

A ginecomastia é o inchaço das glândulas mamárias em homens, por causa de um desequilíbrio hormonal. Bem, todos nós temos mamas, mulheres e homens. O que ocorre é que nas mulheres há um desenvolvimento natural, que quando acontece nos homens, é algo que deve ser tratado.

Também conhecida como Hipertrofia mamária, a doença é bem comum de ocorrer durante a puberdade, em torno dos 13 anos de idade, por se tratar de uma fase em que os hormônios tendem a se desequilibrar um pouco.

O que causa a ginecomastia

Existem duas causas para este aumento das glândulas mamárias: aumento do tecido da mama e o acúmulo de gordura, que é chamado de pseudoginecomastia, sob os mamilos.

O primeiro caso ocorre devido a desequilíbrios hormonais. O ser humano produz hormônios tanto androgênicos como estrogênicos, em geral o problema ocorre quando os níveis de um e outro estão desequilibrados. Para as mulheres, os estrogênios ajudarão a conferir as características femininas, assim como as masculinas serão dadas pelos androgênios.

Há algumas condições externas que propiciam esses desequilíbrios, como uso de drogas e medicamentos, muitas vezes como efeito colateral. Suplementos alimentares e uso de anabolizantes também figuram entre as causas. Outras situações que podem levar a este aumento das mamas são: tratamentos quimioterápicos, insuficiência renal, tratamentos hormonais e tumores.

O câncer de mama em homens é outra possível causa, embora mais rara. Nesse caso, costumam aparecer nódulos, que embora duros, são indolores.

Sintomas e diagnóstico

Como já dissemos, o sintoma principal é bem nítido: as mamas aumentam. É algo visível, porém eventualmente pode ser difícil saber diferenciar o tamanho que é normal do que deve ser tratado. Há casos de ocorrência de galactorreia, relacionada a um fluxo de leite.

Para diagnosticar o problema, o médico terá que fazer um exame físico. Ele também fará um acompanhamento do histórico desse crescimento.

Durante o exame físico o médico irá notar a presença, ou não, de um tecido firme, de forma concêntrica e ao redor do mamilo. A consistência desse tecido é elástica. Há também a chamada pseudoginecomastia, onde a gordura terá consistência mais macia. O médico também utilizará dosagens de hormônio para ajudar no estabelecimento do diagnóstico.

Como tratar a ginecomastia

Os médicos podem optar por um tratamento medicamentoso ou cirúrgico para a ginecomastia, conforme cada caso. Um medicamento bastante usual é o tamoxifeno, para bloquear os receptores de estrógenos. Podem ser indicadas compressas frias para casos de inchaço, assim como remédios para aliviar a dor. A cirurgia, em geral, é indicada para resolver a questão estética, bastante importante no tratamento de adolescentes.

Se for identificado que o problema foi decorrente do uso de drogas – como a maconha – ou suplementos nutricionais, é preciso interromper o uso. Estas também são as formas de prevenção: evitar o uso destas substâncias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira