O crescente empoderamento feminino tem ajudado mulheres no autoconhecimento do corpo. Dessa forma, elas entendem o que as desagrada e alguns dos desconfortos podem ser corrigidos com intervenção cirúrgica. Um dos procedimentos que tem se tornado cada vez mais comum é a labioplastia, isto é, a redução dos pequenos lábios. O procedimento busca, entre outras melhorias, proporcionar a elevação da autoestima.
O que é a labioplastia?
Conhecida também como ninfoplastia, é um procedimento que melhora a aparência dos pequenos lábios quando estão hipertrofiados, ou seja, grandes demais. O excesso de pele pode incomodar tanto pela questão estética, prejudicando a autoestima da mulher, quanto pela física, causando dor nas relações sexuais.
A cirurgia é indicada para mulheres que, de alguma maneira, sentem-se desconfortáveis, apresentem problemas nas práticas sexuais ou praticam alguma atividade cujas roupas apertadas incomodam. Uma orientação importante é realizar o procedimento após as gestações desejadas, uma vez que o parto natural, com as possíveis consequências na hipertrofia dos pequenos lábios, é um dos motivos que estimulam o interesse pela labioplastia.
Como é a cirurgia?
Há diferentes tipos de intervenções da labioplastia, embora a mais conhecida seja a redução dos pequenos lábios hipertrofiados.
O procedimento é realizado em duas técnicas à escolha do cirurgião e de acordo com a singularidade da mulher. A primeira é a técnica triangular: o corte é feito na forma de V, removendo o excesso de tecido. A segunda técnica é a longitudinal: as incisões são feitas do clitóris até o ânus. Após cicatrização, as marcas desaparecem. A decisão pela técnica mais adequada depende da anatomia individual.
O pré e o pós-operatório
O pré-operatório é tão importante quanto decisivo. Nesse momento, o cirurgião fará diversos exames para atestar a saúde da mulher e passará todas as informações sobre como proceder antes da intervenção.
Durante o procedimento, aplica-se anestesia local e sedação. A cirurgia tem tempo estimado de uma hora e meia, se não houver outras intervenções associadas. Não é necessário internação, pois alta costuma acontecer no mesmo dia.
A labioplastia não altera a sensibilidade vaginal, mas no pós-operatório é recomendada abstinência sexual por, pelo menos, 30 dias. As atividades cotidianas, no entanto, podem ser realizadas com segurança 7 dias após a cirurgia. A higienização adequada é fundamental para o processo de cicatrização.
Os benefícios podem ser percebidos em até 90 dias após o procedimento. Contudo, os resultados são nitidamente visíveis em cerca de um ano . Deve-se manter contato com o médico e informar qualquer alteração fora do convencional ao pós-operatório. É importante procurar sempre profissionais licenciados, qualificados e especializados, além de serem membros da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!