labioplastia

Labioplastia: 4 cuidados pós-operatórios

Aperfeiçoar ou corrigir detalhes dos lábios vaginais é um desejo comum entre muitas mulheres que querem preservar sua saúde sexual. Seja para prevenir contra infecções ou para não deixar a área ressecada, a labioplastia é o procedimento recomendado pela classe médica para tornar essa área mais preservada e protegida contra possíveis problemas. Essas alterações geralmente aparecem devido à idade, mas são passíveis de correção.

No entanto, a operação exige que a paciente adote certos cuidados para que o período pós-operatório seja satisfatório e o resultado seja alcançado. Os cuidados podem parecer simples, mas são essenciais para que o próprio organismo não interfira na recuperação e cause um efeito negativo.

Conheça, neste artigo, 4 cuidados para ter no pós-operatório da labioplastia.

1. Uso de protetores diários

É muito provável que o médico indique à paciente o uso de protetores íntimos de uso diário. Esses protetores ajudam a área vaginal a não sofrer com infecções, a diminuir com facilidade hematomas e inchaços e a manter o local limpo.

Normalmente, se a paciente seguir estritamente todas as medidas do pós-operatório, o uso dos protetores dura somente a primeira semana. Contudo, caso o médico perceba que há alguma irregularidade, é possível que ela continue usando até que os lábios consigam ter uma regeneração adequada.

2. Utilização de roupas leves

As roupas precisam ser leves. Usar roupas apertadas após a cirurgia prejudica a área íntima e pode acentuar os hematomas que já causam dor e inconveniência na mulher. Calças podem ser usadas se não provocarem apertos ou marcações que podem deixar a região com um inchaço maior ainda.

3. Pausa nas atividades físicas

Outro ponto importante é não realizar esforços exagerados. Tarefas como agachar-se ou cozinhar, por exemplo, devem ser evitadas por pelo menos três dias depois da operação. Isso também inclui a prática sexual, que precisa ser evitada por 30 dias, mediante avaliação médica após o período estipulado.

4. Administração de analgésicos e compressas

Essas ações são cruciais para que os efeitos colaterais da labioplastia não durem mais do que duas ou três semanas. No entanto, é comum que a paciente sinta desconforto após a cirurgia, uma vez que a área ainda está se adaptando à intervenção. Além de não usar roupas apertadas, ela deverá tomar analgésicos para diminuir a dor e realizar compressas para suavizar a proeminência ao redor dos lábios vaginais.

O ideal é que a paciente faça primeiro as compressas e depois tome os analgésicos. As compressas devem ser frias e feitas, pelo menos, duas vezes ao dia. Após o banho e antes de dormir são momentos apropriados.

Outras indicações também podem ser recomendadas pelos médicos, mas isso depende de como o organismo da paciente reage a tais precauções. Ademais, o tempo de recuperação de uma labioplastia dura, em média, seis meses, com resultados já vistos após os primeiros 30 dias. Mas tudo ocorre sem nenhum problema e a paciente pode voltar à sua rotina normalmente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira