lipoaspiração

É verdade que a lipoaspiração emagrece?

A procura pelo corpo ideal é evidente entre mulheres e homens na sociedade. Consequentemente, um número crescente de pessoas procura procedimentos cirúrgicos para alcançar o objetivo estético desejado. A lipoaspiração é a cirurgia mais buscada pela população, apesar de existirem outras inúmeras opções de procedimentos para fins estéticos.

Por ser acessível, o procedimento gera diversas dúvidas na sociedade: os benefícios da cirurgia, dentre eles a possibilidade de emagrecimento, ainda são cercados de mitos e verdades.

Quer saber se a afirmação é verdadeira? Continue a leitura!

A lipoaspiração emagrece?

O procedimento não emagrece; a sua função é retirar a gordura acumulada em lugares específicos do corpo, como nos braços, culotes, abdômen e outras regiões.

O objetivo é deixar uma silhueta mais acentuada, permitindo que a pessoa tenha um melhor contorno corporal, ou seja, que tenha curvas mais acentuadas. Possibilita ainda a retirada da gordura localizada em pessoas que possuem volumes menores, tanto de gordura e pele, que não podem ser eliminados com a realização de exercícios físicos.

A cirurgia é feita com o uso de uma cânula, que adentra o corpo do paciente, para que seja possível realizar incisões pequenas  (cerca de quatro milímetros). Em paralelo a esse procedimento, é utilizada uma bomba de aspiração a vácuo, permitindo que a gordura localizada seja aspirada e, portanto, eliminada.

Por que as pessoas acreditam que lipoaspiração emagrece?

A ideia de que a lipoaspiração emagrece se espalha, porque os pacientes que passam pela cirurgia bariátrica, geralmente realizam o procedimento de redução de estômago. Consequentemente, fazem o procedimento de lipoaspiração, uma vez que o corpo fica flácido. Logo, estes pacientes imaginam que este procedimento, promove a perda de peso satisfatória.

Porém, o paciente não passa pelo processo de forma imediata. Primeiramente, é preciso realizar exercícios físicos e ter uma alimentação balanceada, a fim de eliminar a maior quantidade de gordura possível. Desta maneira, a realização da lipoaspiração será viável.

Quem pode fazer a lipoaspiração?

A cirurgia é recomendada para pessoas que não se sentem satisfeitas com o seu corpo, e para aquelas que, mesmo fazendo exercícios e tendo uma alimentação saudável, não conseguem eliminar o excesso de gordura.

Para passar pelo procedimento, é preciso estar no peso ideal, não ter pele flácida e possuir um tônus muscular considerado bom. Fumantes não são indicados para fazerem a cirurgia, pois o pós- operatório, nessas condições, pode apresentar alguns problemas. Sendo assim, é recomendado parar de fumar pelo menos um mês antes de se submeter ao procedimento.

Pacientes que não possuem problema de saúde ou condições médicas que possam interferir no resultado da cirurgia, estão autorizados a fazer a lipoaspiração.

Procure profissionais habilitados

Agora que você já sabe que a lipoaspiração não emagrece e que o procedimento envolve um processo mais complexo, procure profissionais habilitados caso queira passar pela cirurgia. Sempre desconfie de pessoas que apresentam “milagres” para alcançar o corpo ideal.

A cirurgia não resulta em milagre. É imprescindível manter uma alimentação balanceada, que, aliada a atividades físicas, proporciona o emagrecimento. Lembre-se que a lipoaspiração deverá ser escolhida como tratamento, apenas se alimentação balanceada e exercícios físicos regulares não se mostrarem suficientes para o emagrecimento desejado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira