Lipoaspiração

Cuidados após a lipoaspiração

Se você fez ou deseja fazer lipoaspiração, precisa ter em mente o quão importante é seguir os cuidados específicos no pós-operatório. Há quem pense que o sucesso de uma cirurgia plástica está atrelado exclusivamente à habilidade e à expertise do médico. Isso, claro, é crucial. Mas, não é só isso. O paciente também é responsável pelas repercussões da operação, por isso, seguir as recomendações abaixo é determinante.

O que fazer após a lipoaspiração?

O temido inchaço

É esperado, nos primeiros dias, que o corpo fique inchado. É absolutamente comum. Justamente por isso o paciente já sai do hospital ciente de que precisará usar cinta modeladora, submeter-se a sessões de drenagem linfática, beber muita água e passar longe de alimentos que favorecem a retenção de líquido. O tempo de desaparecimento do edema é individual, no entanto, a média é de um mês. Essas medidas também ajudam a tratar casos de fibrose. O nome pode parecer distante, mas é fácil identificar em imagens que mostram antes e depois de pessoas que fizeram lipo. Trata-se de uma cicatriz que se forma internamente, composta por colágeno. Os sintomas são ondulações, endurecimento e dor na região. Geralmente, aparecem após 15 dias e desaparecem em seis meses, sendo que existe a possibilidade de deixar sequelas.

Cinta é mesmo necessário?

Se você é do time que considera o uso de cinta uma tremenda bobagem, saiba que ela é indispensável para a recuperação. Ela é ainda mais importante nos primeiros trinta dias após o procedimento. O item ajuda a reabsorver líquidos que causam inchaço, promover melhor cicatrização dos tecidos, deixar a área livre de irregularidades na superfície, além de evitar pequenos sangramentos.

Inimigos da cicatrização

O que nenhuma pessoa quer ter são problemas com a cicatrização, não é mesmo? Por isso, se o paciente for fumante, é necessário abandonar o vício. O conjunto de substâncias químicas presentes no tabaco é altamente prejudicial à oxigenação, à distribuição de nutrientes e ao funcionamento dos vasos sanguíneos, processos caros ao restabelecimento do organismo.

O repouso certo   

O repouso é recomendado, o que não quer dizer, no entanto, que o paciente deva permanecer deitado durante todo o dia. É indicado fazer leves caminhadas, a fim de evitar trombose venosa profunda. É necessário permanecer pelo menos dois meses sem praticar exercícios e dez dias sem dirigir. Na hora de dormir, deve-se evitar deitar sobre o local aspirado. Outro ponto importante é o uso de medicamentos, que devem ser ingeridos de acordo com a dose e os intervalos de tempo prescritos pelo médico. Todos os detalhes devem ser seguidos à risca, sendo, claro, a automedicação não indicada. Se, por ventura, você sentir algum desconforto que foge às possibilidades que o cirurgião especificou, comunique-o para saber a melhor abordagem para a situação. Seguindo essas recomendações, o pós-operatório de lipoaspiração tende a ser muito satisfatório. Compareça aos retornos previstos, esclareça possíveis dúvidas, não compare o seu processo de recuperação (cada organismo reage de uma forma, embora existam expectativas preconizadas) e exercite a paciência para aguardar os resultados. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira