Lipoaspiração x vibroaspiração: você sabe a diferença?

Apesar da semelhança de nomes, lipoaspiração e vibroaspiração são procedimentos diferentes. A principal divergência entre as duas está no fato de que a lipo tradicional é mais traumática, enquanto a vibroaspiração não.

Emerge então a questão: os dois procedimentos são recomendados para quem deseja eliminar gordura em qualquer caso? Ou um deles pode ser mais indicado em alguns casos?

Entenda agora qual é a diferença entre lipoaspiração e vibroaspiração, conhecendo um pouco mais sobre esses procedimentos:

O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica realizada com uma cânula simples, que aspira a gordura localizada presente em determinada região do corpo. .

Com o movimento de ir e vir feito com a cânula, quebra-se a gordura mais facilmente para depois ser aspirada. É uma cirurgia bastante invasiva e pode ser feita tanto com anestesia local quanto com anestesia geral.

No pós-operatório, pode ocorrer dores e sangramento, que devem ser informados ao cirurgião responsável pela lipoaspiração.

O que é a vibroaspiração?

A vibroaspiração é um tipo de lipo realizada com a ajuda de um aparelho que emite movimentos vibratórios. A cânula inserida vibra enquanto é percorre a gordura, o que facilita o ato de aspirar.

O procedimento é menos agressivo por conseguir penetrar na gordura mais facilmente, sem a necessidade de que o cirurgião faça movimentos de vai e vem. Há menos sangramento na vibroaspiração, e o pós-operatório é menos dolorido.

Pode ser realizada em todo o corpo e é indicada para quem quer reduzir a gordura localizada. Antes de começar a cirurgia, são injetados soro fisiológico, adrenalina e anestesia na região. Com relação à anestesia, ela costuma ser local ou peridural com sedação.

Diferença entre lipoaspiração e vibroaspiração

Como você pode perceber, a diferença entre os procedimentos é simples.

Enquanto a lipoaspiração usa apenas uma cânula tradicional e depende dos movimentos do cirurgião para garantir a remoção da gordura, a vibroaspiração não necessita desses movimentos, removendo a gordura de forma menos traumática, por meio da vibração do aparelho utilizado no procedimento.

Ambos são indicados para quem deseja eliminar a gordura localizada, mas a vibroaspiração é bem menos invasiva e tem um pós-operatório menos doloroso. Nessa cirurgia, pode-se utilizar mais de uma cânula, enquanto que na lipoaspiração apenas uma é usada.

No pós-operatório, a grande divergência entre os dois procedimentos cirúrgicos está relacionada às dores e marcas roxas. Na lipoaspiração, há maior perda de sangue, mais marcas roxas e dor na região em que foi realizada.

Já na vibroaspiração, há menos sequelas, o que garante maior rapidez na recuperação. Ainda assim, a paciente deve usar a cinta compressora por no mínimo um mês e meio.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira