lipoma

Lipoma: o que é e quando a cirurgia é indicada

Observando sua pele, você acaba notando o aparecimento de manchas, rugas, pintas e outras marcas. No entanto, algumas inflamações ou caroços mais volumosos podem assustar em um primeiro momento. É o caso do lipoma, que não tem uma causa ou sintoma definido, mas costuma surgir entre mulheres de meia-idade.

Neste post, você vai saber o que é o lipoma e se há necessidade de intervenção cirúrgica. Confira.

O que é lipoma?

É um tumor subcutâneo benigno formado por células de gordura maduras (adipócitos) acumuladas em uma cápsula fibrosa. O lipoma pode aparecer em qualquer parte do corpo ― incluindo vísceras, órgãos internos e cavidades ― mas são mais comuns no tronco, ombros, pescoço e axilas.

Há vários tipos de lipoma, sendo o mais comum o superficial subcutâneo, logo abaixo da superfície da pele. Ele forma um protuberância redonda por debaixo da área onde se localiza.

Quais as características de um lipoma?

Os lipomas costumam aparecer isoladamente, só são múltiplos em 5% dos casos. Têm crescimento lento e seu diâmetro pode variar de 2 a 3cm ― em casos raros, podem chegar a medir mais de 10cm. Os lipomas grandes são diagnosticados por meio de exames como ultrassom e ressonância magnética; já os menores passam apenas pelo clínico, com apalpação da área.

Um lipoma caracteriza-se por ser arredondado, elástico e ter bordas regulares. Com isso, diferencia-se do lipossarcoma, tumor maligno de bordas assimétricas e crescimento veloz.

É indolor na maioria dos casos, mas dependendo de seu tamanho e localização, pode causar dores, pois seu crescimento pode pressionar uma estrutura vizinha.

Consistente, esse tipo de tumor benigno também é macio e parece solto na camada subcutânea, movimentando-se por debaixo da pele quando pressionado.

Quais as causas de seu aparecimento?

O lipoma é raro em crianças e adolescentes, sendo mais comuns entre mulheres de 40 a 60 anos. Embora não haja uma causa específica, é bem provável que sua razão seja genética, pois é comum que apareça entre pessoas da mesma família.

Apesar disso, o aparecimento de lipomas múltiplos costuma estar ligado a síndromes raras, como a de bannayan-riley-ruvalcaba, a de Madelung, a de Dercum e a de Gardner. Ele também ocorre com mais frequência em indivíduos magros que ganharam peso rapidamente ― embora não esteja ligado à obesidade.

Como não há uma causa específica para seu surgimento, não existem métodos de prevenção.

Há necessidade de intervenção cirúrgica?

Na maioria das vezes, o lipoma não incomoda por ser indolor, desaparecer com o tempo ou permanecer estável por anos. Além disso, não há risco desse tumor se tornar maligno; são raríssimos os casos registrados pela literatura médica em que algo do tipo tenha acontecido.

No entanto, o tratamento para sua eliminação ― que pode variar entre lipoaspiração, injeção de esteroides e extração cirúrgica ― pode acontecer em alguns casos,como:

  • O nódulo localiza-se em uma área esteticamente desagradável, como a face
  • Pressiona um nervo ou estrutura, causando dor intensa ou limitação funcional
  • Cresce de forma acelerada
  • Há dúvidas quanto ao seu caráter benigno ou ele apresenta características atípicas.

A extração cirúrgica é o método mais comum. Se a cápsula fibrosa for retirada, excluem-se as chances de recorrência. Esse tipo de procedimento é feito com anestesia local e não necessita de internação hospitalar, no entanto deixa uma pequena cicatriz.

Como você viu, o lipoma é um nódulo formado por células de gordura que, na maioria dos casos, aparece em mulheres de 40 a 60 anos. De crescimento lento e indolor, não apresenta muitos incômodos ― a não ser quando mal localizado. Procure um médico e não tente tratamentos caseiros, que não trazem resultados comprovados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira