A redução do lóbulo da orelha é um procedimento de cirurgia plástica que está aumentando em popularidade. Envolve uma parte do corpo muitas vezes esquecida.
O lóbulo (ou lobo) da orelha ocupa uma posição única entre as estruturas da face e é uma região muito importante na composição estética. A idade altera a forma, a largura e o comprimento do lobo devido à flacidez do tecido e, portanto, apresenta uma razão para correção.
O lóbulo das orelhas rasgado é um problema que ocorre, principalmente, nas mulheres. Além disso, à medida que envelhecemos, o lóbulo das orelhas continua a crescer, o que contribui para uma aparência mais velha. Em alguns casos, ele também murcha e pode ser aperfeiçoado ao se enxertar gordura, a fim de deixá-lo com a aparência mais jovem.
A cirurgia para lóbulo da orelha
A correção do lobo envelhecido pode ser feita isoladamente ou em combinação com a cirurgia de rejuvenescimento facial, bem como por ritidoplastias secundárias do lobo inadequadamente preso à face. A cirurgia é bastante simples, com recuperação rápida e resultados interessantes.
Realizada por um cirurgião plástico, o procedimento consiste em cortar um pedaço do lóbulo da orelha, usando anestesia local. Em seguida, o lobo restante é recolocado na cabeça – resultando em uma orelha menor e mais jovem. O lóbulo é, então, reparado com suturas muito pequenas. Essas suturas geralmente precisam ser removidas dentro de alguns dias.
É recomendado que os indivíduos permitam que a orelha se cure, pelo menos três meses antes de perfurá-la novamente para usar brincos.
A cirurgia de redução do lóbulo da orelha pode parecer estranha, mas o procedimento é realmente comum. Muitas vezes, é solicitado após uma vida inteira usando brincos pesados - que podem esticar o lóbulo das orelhas ao longo do tempo.
Pessoas que usaram alargadores para esticar orifícios para brinco também são candidatos populares para o procedimento. Outros indivíduos, contudo, optam pela redução do lóbulo da orelha simplesmente pelo tamanho avantajado.
O procedimento cirúrgico, geralmente, dura cerca de 20 minutos e é ambulatorial, o que significa alta imediatamente após o procedimento.
O reparo do lóbulo da orelha pode restaurar o contorno e a aparência natural e restituir a possibilidade de usar brincos.
Para realizar a cirurgia, o indivíduo precisa não ter histórico de problemas graves de saúde nem histórico de cicatrizes excessivas ou formação de queloides.
Prevenção
A fim de evitar deformidades e, consequentemente, a necessidade de cirurgia, preste atenção as dicas seguintes.
– Evite brincos pesados pendurados por longo prazo; guarde-os para ocasiões especiais.
– Remova brincos pendentes quando estiver brincando com uma criança.
– Retire os brincos antes de tirar a roupa ou tire-a com cuidado.
– Tire os brincos antes de escovar o cabelo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!