mamoplastia cuidados

Mamoplastia: cuidados no pré e no pós-operatório

O termo mamoplastia é utilizado para descrever as cirurgias plásticas realizadas na região das mamas. Na atualidade, existem três principais técnicas que se enquadram nessa categoria: mamoplastia de aumento – a popular prótese de silicone -, redução das mamas e a mastopexia, que levanta os seios e retira apenas o excesso de pele. Apesar de serem procedimentos bastante recorrentes, eles requerem atenção tanto no pré quanto no pós-operatório para que tudo ocorra bem.

Para saber quais são os principais cuidados durante ambos os períodos, continue a leitura do artigo!

O que fazer antes da mamoplastia?

Antes de realizar qualquer abordagem mais invasiva, é imprescindível que você converse longamente com seu médico de confiança. Apresente a sua insatisfação para que juntos encontrem a alternativa apropriada. Assim que a decisão for tomada, o próximo passo é efetuar uma série de exames pré-operatórios. Nessa etapa, o profissional irá pedir exame de sangue (como hemograma comum e coagulograma), além de uma avaliação cardíaca. A liberação para a plástica deve ser concedida somente se os resultados demonstrarem que a pessoa está em plenas condições de passar pela anestesia e demais fases.

Parar de fumar e controlar a ingestão de bebidas alcoólicas traz grandes reflexos para a sua cicatrização. Por isso, é indicado começar a tomar essas precauções ainda nas semanas que antecedem a cirurgia. Outro ponto importante é hidratar a pele das mamas para que não surjam estrias. Manter um peso saudável reduz as chances de complicações durante e após a operação.

Cuidados para depois da cirurgia

Depois da intervenção, a paciente não poderá carregar peso ou dirigir. Ela também não deve levantar os braços em ângulo acima de 60º. É útil contar com o suporte de familiares ou mesmo enfermeiros para tomar banho, por exemplo.

A mobilização (ou seja, andar após a cirurgia) ajuda a prevenir problemas vasculares, a exemplo de tromboses e tromboembolias, no entanto as atividades físicas não estão liberadas. Massagens, especialmente a drenagem linfática, contribuem para a redução dos edemas e da dor. Trata-se também de um bom recurso para acelerar a reabsorção dos hematomas.

Tendo em vista que a região por vezes perde a sensibilidade, especialmente com cirurgia redutora e mastopexia, é válido investir em técnicas de massagem e dessensibilização. Já em caso de dor, é fundamental tomar os medicamentos prescritos para evitar as compensações musculares. Se possível, nas semanas seguintes à intervenção, durma com a cabeça mais elevada do que o habitual.

Durante o banho, você tem de higienizar corretamente a região para que não haja infecções. Para tanto, o ideal é utilizar um sabonete líquido com propriedades antissépticas enquanto estiver com pontos. Por fim, recomenda-se vestir roupas que possuam abotoamento frontal, como camisas sociais.

Com base nessas informações, você deverá passar com mais tranquilidade pelas fases de pré e pós-operatório de uma mamoplastia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira