mamoplastia de aumento

6 cuidados no pré-operatório da mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é o procedimento cirúrgico ideal para quem deseja remodelar e aumentar os seios por meio de próteses de silicone. No entanto, ela não é a mais indicada para quem tem seios muito caídos ou flácidos ― nesse caso, aliar a mastopexia ao aumento das mamas pode ser a melhor escolha.

Assim como em qualquer outra cirurgia, a mamoplastia requer cuidados no pré-operatório. Neste post, vou explicar a você 6 orientações antes do procedimento para ter resultados satisfatórios. Veja:

1. Tire suas dúvidas com o cirurgião

Primeiramente, passar pela mamoplastia de aumento é uma decisão pessoal, que só diz respeito ao paciente. Portanto, ele precisa estar decidido e, principalmente, consciente sobre os resultados.

Certifique-se de que o cirurgião é registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e tem experiência com mamoplastias.

Pergunte também sobre tempo de recuperação, riscos e complicações do procedimento, como e onde a mamoplastia será realizada, se a cirurgia pode interferir na amamentação e quaisquer outras dúvidas que possam surgir.

2. Informe sobre tratamentos mamários já feitos

Tratamentos anteriores nas mamas podem interferir nos resultados ou requerer determinados cuidados durante a cirurgia. Avise sobre quaisquer procedimentos já feitos na região.

3. Não fume, beba ou use determinados medicamentos

É necessário evitar o uso de cigarros 15 dias antes e depois da cirurgia, pois o fumo pode interferir negativamente no processo de cicatrização. Já o álcool, além de atrapalhar na recuperação do organismo, diminui sua capacidade de combater infecções.

Por fim, os medicamentos com ácido acetilsalicílico interferem na coagulação, o que pode causar sangramentos. Esse problema também pode acontecer com:

  • anticoagulantes: aumentam a circulação sanguínea;
  • anticoncepcionais: causam maior risco de trombose em cirurgias com anestesias peridural, raquidiana ou geral;
  • anti-inflamatórios;
  • determinados fármacos para diabetes;
  • remédios para emagrecimento e diuréticos;
  • vitamina E;
  • fitoterápicos em geral, como ginko biloba, erva de São João e kava-kava, que também aumentam o fluxo sanguíneo.

O período de interrupção de cada medicamento será indicado pelo médico, principalmente daqueles que não podem ter o uso interrompido por muito tempo. Informe o uso de quaisquer fármacos na consulta antes da cirurgia, incluindo os que não necessitam de prescrição.

4. Fique em jejum antes da mamoplastia de aumento

É essencial que o paciente fique por, pelo menos, oito horas sem comer ou ingerir líquidos, inclusive água. A anestesia pode causar náuseas e vômitos, e seus efeitos podem piorar caso haja a ingestão de refeições logo antes do procedimento. A última refeição antes da cirurgia deve ser bem leve.

5. Vá com um acompanhante

Por fim, o paciente deve levar alguém que possa acompanhá-lo antes e após a cirurgia. Também deixe o contato de familiares e pessoas de confiança caso haja algum contratempo.

6. Certifique-se da sua saúde

Caso apareçam manchas, líquidos saindo pelo bico dos seios, resfriado, conjuntivite, herpes ou qualquer tipo de infecção na semana anterior à cirurgia, informe ao seu médico. O procedimento será transferido até que sua saúde se restabeleça.

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia com fins estéticos ideal para quem deseja aumentar o volume dos seios. No entanto, assim como qualquer outro procedimento invasivo, seu pré-operatório exige cuidados. Dessa forma, é possível ter resultados mais efetivos e uma recuperação sem complicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

 

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira