Mamoplastia e mastopexia

Mamoplastia e mastopexia: quais as diferenças entre os procedimentos

Para melhorar o equilíbrio do corpo e aumentar a autoestima, muitas mulheres recorrem à cirurgia plástica das mamas. Mas diferentes procedimentos podem ser indicados, a depender do caso de cada paciente.

Neste post, você entenderá o que são mamoplastia e mastopexia, além das diferenças entre elas. Boa leitura!

Entenda o que é a mamoplastia

Inicialmente, é importante que você compreenda o que é a mamoplastia. De forma simplificada, esse é um procedimento que promove a alteração no tamanho dos seios.

Desse modo, existem duas modalidades principais dessa cirurgia: a mamoplastia redutora e a mamoplastia de aumento.

Mamoplastia redutora

A modalidade redutora é indicada quando a paciente deseja ou necessita reduzir o tamanho das mamas. A motivação para o procedimento pode tanto ser estética quanto funcional.

Algumas pacientes não gostam do volume de seus seios, acham excessivo e desproporcional aos seus corpos. Nesses casos, a motivação é estética.

Mas frequentemente os seios volumosos causam problemas funcionais às mulheres devido ao seu peso. Quando isso ocorre, eles podem provocar desvios posturais e propiciar o surgimento de dores e outros problemas nas costas. Nessas situações, optar pela mamoplastia redutora é uma questão de necessidade.

Mamoplastia de aumento

Já a mamoplastia de aumento, ou aumento mamário, é realizado quando a paciente deseja aumentar o volume das mamas. Para realizar a mamoplastia de aumento, podem ser utilizadas próteses de silicone ou até mesmo transferência de gordura de outras áreas do corpo da própria paciente.

Contudo, estas técnicas de aumento também podem ser empregadas para a realização de um terceiro tipo de mamoplastia: a reconstrutora. Esse procedimento é indicado para pacientes que passaram por uma remoção total ou parcial do tecido mamário para tratar um câncer de mama, por exemplo.

O que é a mastopexia

A mastopexia é um procedimento cirúrgico cuja indicação não é alterar o volume dos seios. Esse procedimento é realizado quando há necessidade de tratar a flacidez da pele que sustenta o tecido mamário.

Assim, é muito comum que a mastopexia seja realizada em mulheres que já amamentaram, que perderam muito peso ou que se encontram em idades mais avançadas. Nela, é feita a remoção da pele em excesso, provocando um remodelamento dos seios da paciente.

A diferença entre mamoplastia e mastopexia

Agora você já sabe que a diferença básica entre mamoplastia e mastopexia é que a primeira é utilizada para alterar o volume das mamas, enquanto que a segunda é realizada para tratar da flacidez mamária.

As duas cirurgias, embora tenham objetivos diferentes, podem ser realizadas em conjunto. Desse modo, a depender das necessidades da paciente, é possível simultaneamente aumentar ou diminuir o tamanho dos seios e tratar a flacidez preexistente por meio da combinação de mamoplastia e mastopexia em uma única cirurgia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira