Mamoplastia periareolar

Mamoplastia periareolar: vantagens e desvantagens

A mamoplastia periareolar, assim como os demais tipos de incisão de próteses de silicone, tem vantagens e desvantagens. Ela é indicada, principalmente, para mulheres com mamas pequenas e com pouca queda. Seus principais pontos positivos são a discrição da cicatriz (ela forma uma linha fina em volta da aréola, na área de transição entre o mamilo e a mama) e a facilidade de introdução do implante. Justamente por ser mais direcionada à aplicação de próteses menores, a técnica torna-se desvantajosa para pessoas que querem mais volume ou apresentam aréolas muito pequenas. Outra questão é um possível prejuízo à amamentação. É que, para abrir espaço para a prótese de silicone, o médico precisa mexer em alguns ductos que transportam o leite materno. É possível pontuar, também, que existe chance de redução da sensibilidade, já que a região da aréola é cheia de terminações nervosas. Se isso ocorrer, na maioria das vezes, a normalidade é recuperada com o tempo.

O que você precisa saber sobre cicatrização da mamoplastia periareolar

Nos primeiros 15 dias (fase inflamatória), a cicatriz pode apresentar cor vermelha e discreta reação aos pontos ou ao curativo. Entre 15 e 30 dias, na fase proliferativa, a paciente nota a marca transitoriamente espessada e com mudança de cor. Já, no período reparador, que pode durar até um ano, a cicatriz tornar-se mais clara e macia, diminuindo as retrações e irregularidades.

Cuidados antes e após a cirurgia

O primeiro passo é realizar uma bateria de exames e alterar certos hábitos de vida. Se a paciente for fumante, por exemplo, deverá ficar longe do cigarro por, pelo menos, 30 dias antes da operação. O pós-operatório, por sua vez, também exigirá cuidados. É indispensável o uso de sutiã cirúrgico, repouso nos primeiros dias e seguir uma alimentação saudável. Essa parte é muito importante. Imagine que o cirurgião desempenhou excelente trabalho, deixando a cicatriz mais perfeita possível, e a paciente, ao se descuidar, expõe-se ao sol, consome alimentos inimigos da cicatrização, volta a fumar, ingere bebida alcoólica, pega pesado na academia antes do tempo recomendado… Não tem vantagem que consiga superar tantos deslizes, não é mesmo?

Quem não pode fazer

Esta intervenção não é indicada para pessoas obesas, gestantes, lactantes, mulheres com infecções em qualquer parte do corpo, com doenças de mama (malignas ou benignas), com problemas de cicatrização ou, ainda, que já tenham apresentado complicações em outros procedimentos cirúrgicos.

Esta incisão é indicada para mim?

Você pode ter lido sobre as vantagens e desvantagens e chegado à conclusão de que a mamoplastia periareolar é a melhor opção para suas aspirações. Mas, é importante lembrar: quem toma a decisão sobre a técnica ideal para a paciente é o cirurgião plástico, que considera o tamanho das aréolas da mulher, o volume da prótese que ela deseja, a presença de flacidez, entre outros fatores. Converse, portanto, com seu médico e alinhe suas expectativas. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira