mastopexia pós operatório

8 coisas que você ainda não sabe sobre o pós -operatório da mastopexia

A mastopexia é uma cirurgia plástica realizada para corrigir as mamas caídas e que pode, ou não, ser acompanhada pelo implante de próteses de silicone. Trata-se de um procedimento indicado para quem sofre com a flacidez e deseja voltar a ter as mamas no lugar, com a firmeza e a naturalidade esperadas. A cirurgia é recomendada para quem percebe que os seios ficaram caídos com o envelhecimento, as oscilações de peso ou depois da amamentação.

O que muita gente não sabe é que há algumas medidas essenciais no pós-operatório que podem garantir o sucesso dessa cirurgia. Confira agora 8 dessas informações e prepare-se para a mastopexia.

1. Mantenha os braços parados

A limitação do movimento dos braços é um dos cuidados pós-operatórios que mais preocupam as pacientes. Ao movimentar a musculatura dos braços, as mamas também acabam se movendo e, no início, isso pode comprometer a operação. Por isso, recomenda-se que a paciente fique, no mínimo, duas semanas sem elevar os braços acima dos ombros.

2. Pare de fumar

Poucas pessoas sabem que fumar pode ser muito prejudicial depois de uma cirurgia como a mastopexia. Isso porque o tabagismo pode dificultar a circulação do sangue no local operado, o que compromete a cicatrização, tornando-a mais demorada e podendo deixar uma aparência desfavorável. A recomendação é que a paciente fique pelo menos um mês sem fumar após a cirurgia, mas o ideal é aproveitar esse momento para abandonar definitivamente esse hábito que só traz malefícios.

3. Proteja-se do sol

Nos três primeiros meses depois desse procedimento, a exposição da região operada ao sol precisa ser evitada. Por isso, o inverno acaba sendo a melhor época para se submeter a uma cirurgia plástica como essa.

4. Use o sutiã cirúrgico

É preciso ficar com o sutiã cirúrgico 24 horas por dia, todos os dias, tirando apenas para tomar banho, durante os 30 dias posteriores à operação. A peça é essencial para garantir sustentação às mamas enquanto os músculos se adaptam e as suturas estão mais recentes. Essa estabilidade ajuda a manter a flacidez longe das mamas recém-operadas.

5. Durma de barriga para cima

No primeiro mês depois da cirurgia também é preciso tomar cuidado com a posição adotada para dormir. Não se deve deitar com a barriga para baixo e nem mesmo de lado. Deitar totalmente de costas durante esse período é muito importante.

6. Cuide da sua alimentação

Uma alimentação adequada também facilita muito o pós-operatório. A paciente recém-operada deve dar preferência às refeições mais leves, naturais e com boas fontes de proteínas. Tomar bastante líquido, especialmente água, também ajuda na sua recuperação.

7. Evite dirigir e se exercitar

Durante um mês, não é indicado que a paciente dirija, por conta do esforço e dos movimentos que essa atividade demanda dos membros superiores. As atividades físicas só podem ser retomadas normalmente quando o médico liberar, o que vai depender de cada caso e da modalidade de exercício. Em geral, é preciso se abster delas por três meses.

8. Tenha cuidado com os banhos

É muito importante manter a região da cirurgia bem limpa, mas é preciso evitar banhos quentes, preferindo sempre água de morna para fria.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

 

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira