mentoplastia

Cirurgia plástica no queixo (mentoplastia): como funciona e quando é indicada

Mentoplastia é o nome dado à cirurgia plástica do queixo, uma vez que esse procedimento é utilizado para modelar a região do mento, que envolve a mandíbula, o pescoço e o terço inferior da face.

A cirurgia plástica do queixo pode ser feita de duas formas distintas, para aumentar ou diminuir a região do queixo, destacando-se que a grande maioria dos procedimentos realizados é de aumento, uma vez que a mentoplastia de redução é muito mais invasiva e complicada, por esse motivo, muito menos frequente.

Quando é indicada a cirurgia plástica no queixo

A mentoplastia é indicada para correção de deformidades na região do queixo, consistindo a cirurgia na remodelagem do mento, visando conferir um novo formato ao queixo.

As deformidades do mento se caracterizam de três formas diferentes, de acordo com as quais são indicados os procedimentos mais adequados para a cirurgia plástica do queixo. Estas três formas são a proeminência, a deficiência ou a assimetria do mento, que causam a deformidade pela extensão maior, menor ou assimétrica do queixo.

Além disso, a cirurgia plástica do queixo é indicada como auxílio para o tratamento e correção da apneia obstrutiva, embora este seja um uso alternativo da mentoplastia, que tem como principal indicação a correção de deformidades.

Como funciona a cirurgia plástica do queixo

A mentoplastia é feita, geralmente, a partir de uma pequena lipoaspiração no pescoço, o que torna os ângulos mais visíveis e contribui para a definição dos contornos do queixo, proporcionando assim resultados melhores ao procedimento.

Na cirurgia de aumento do queixo, é inserido um implante, que pode ser de silicone, enxerto de gordura ou até mesmo de um novo osso, que é posicionado na parte inferior do queixo e por dentro da boca, dando assim os novos contornos à região do queixo do paciente.

Já na mentoplastia de redução, deve-se fazer a serragem do osso do queixo para que possa ser reposicionado e posteriormente fixado na posição desejada pelo paciente. Para que haja esta fixação, podem ser necessários placas e parafusos, que irão manter o osso na nova posição. Com base nisso, verifica-se que esse procedimento é muito mais invasivo que a mentoplastia de aumento.

A recuperação da cirurgia plástica do queixo é um pouco demorada, podendo levar algumas semanas para que o resultado seja observado e o novo formato do queixo se torne visível. Nos primeiros 15 dias após a cirurgia, é natural que a região do queixo e do pescoço apresente um inchaço e, ocasionalmente, dormência.

A alimentação também é muito importante no período de recuperação da mentoplastia, sendo indicada uma dieta líquida nas primeiras semanas depois da cirurgia, passando-se gradualmente aos alimentos sólidos para que não se comprometa o resultado do procedimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira