mini-adbdominoplastia

Miniabdominoplastia: o que é e para que serve

A flacidez é um problema que, além de esteticamente desagradável, pode interferir negativamente na vida do indivíduo. Para tanto, existem vários procedimentos estéticos ― cirúrgicos ou não ― que podem diminuir ou eliminar esse incômodo. Um deles é a miniabdominoplastia, uma intervenção rápida, de cicatriz discreta e recuperação mais rápida.

Você já ouviu falar nesse tipo de cirurgia? Neste post, vou esclarecer dúvidas sobre a miniabdominoplastia e suas indicações. Confira:

O que é miniabdominoplastia?

É um procedimento cirúrgico indicado para a retirada de flacidez na parte frontal da região suprapúbica, ou seja, abaixo do umbigo e acima da púbis. É frequentemente aliada à lipoaspiração.

A miniabdominoplastia retira por volta de 3cm de pele, portanto é ideal para quem tem pouca flacidez. Após anestesia (na maioria dos casos, local) e sedação, o cirurgião faz uma pequena incisão entre a região suprapúbica e a púbis, retirando ou tracionando a quantidade de pele desejada.

Se a paciente passou por uma gravidez e os músculos da região inferior não voltaram ao estado original, é possível uni-los durante a cirurgia.

A miniabdominoplastia não exige o reposicionamento do umbigo. Por não exigir a retirada de uma grande quantidade de pele, é uma cirurgia rápida, que pode variar entre 1 e 2 horas caso o paciente também deseje uma lipoaspiração.

Para quem a miniabdominoplastia é indicada?

O procedimento é ideal para quem não tem gordura e flacidez suficientes para passar por uma abdominoplastia, ou seja, para alguém que esteja bem próximo do peso ideal e sofra apenas com a flacidez ou gordura suprapúbica. É indicada também para quem já engravidou, pois, em alguns casos, a musculatura da área não volta ao estado original, gerando flacidez.

Para estar apto a passar pela operação, o indivíduo deve estar saudável. Se sofrer com diabetes ou hipertensão, é importante que o problema esteja sob tratamento e controle.

Quais são as contraindicações?

Pacientes obesos, com muita concentração de gordura pelo corpo (principalmente visceral), flacidez exagerada, problemas cardiovasculares e pulmonares, psiquicamente instáveis e fumantes. Quem deseja engravidar num futuro bem próximo deve saber que a gestação vai, de certa forma, “desfazer” o resultado do procedimento.

Lembre-se também de que a miniabdominoplastia não vai interferir na gordura lateral; ela é específica para a região do baixo ventre.

Como é o pós-operatório?

A recuperação é rápida: em uma semana, o paciente já está apto a voltar para a maioria de suas atividades. Alguns hematomas podem demorar um pouco a sumir, mas em 3 semanas é possível notar uma melhora considerável. No entanto, é importante não se esquecer do uso de filtro solar antes da exposição ao ar livre, já que os raios podem deixar as manchas permanentemente.

Nos primeiros dias, evite pegar peso, praticar atividades físicas e deixar de usar a malha de compressão. Volte à sua rotina apenas com orientação médica.

A miniabdominoplastia é uma cirurgia indicada para quem tem pouca gordura e deseja eliminar a flacidez do baixo ventre. Procure por um especialista e certifique-se de que esse é o procedimento ideal para atingir o resultado que você almeja.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira