A cirurgia plástica no nariz é uma das mais procuradas no país. Sejam pequenos retoques, ajustes estéticos ou mesmo para questões funcionais, esse tipo de cirurgia ganha os consultórios Brasil afora. Porém, antes de pensar em mexer numa região tão delicada do corpo, deve-se saber exatamente qual o resultado desejado. Hoje vou falar sobre os tipos cirurgia plástica no nariz.
A cirurgia
Inicialmente, cabe explicar um pouco sobre o que é a cirurgia plástica no nariz.
A cirurgia varia conforme o tipo de resultado desejado, porém, geralmente não ultrapassam duas horas de procedimento cirúrgico. A anestesia é geral e normalmente a pessoa recebe alta hospitalar no mesmo dia.
Recomenda-se que se faça a cirurgia plástica no nariz a partir dos 18 anos, que é quando a estrutura nasal já está pronta e uma cirurgia não irá atrapalhar seu desenvolvimento.
Tipos de cirurgia plástica no nariz
– Rinoplastia de redução
Aqui podem ser vários tipos de redução: tamanho, largura, protuberância, dorso, asas nasais, etc. Dentro desse tipo de cirurgia, existem dois tipos mais conhecidos: ressecção das asas nasais e redução do dorso nasal. Na primeira, é retirado o excesso de tecido na lateral do nariz, sempre respeitando a etnia do paciente para que fique algo natural. Na segunda intervenção, pode ser retirado aquele calombinho, que é conhecido como giba. Nesse caso, deve-se observar as características femininas e masculinas do nariz.
– Rinoplastia de aumento
Nesse caso, a cirurgia pode ter motivos variados como: perda parcial do nariz em acidente, subdesenvolvimento nasal congênito, uma primeira rinoplastia mal-sucedida ou mesmo uma questão estética do próprio paciente. Nessa modalidade cirúrgica, podem ser colocados enxertos (retirados do septo, costela ou orelha) nos locais desejados. Outra técnica utilizada aqui é a elevação do dorso nasal, que visa aumentar essa parte do nariz. Esse procedimento é muito utilizado para etnias africanas e asiáticas, que costumam ter o dorso muito baixo.
– Rinoplastia étnica
Ideal para a remodelagem de narizes étnicos que possuem curvas mais suaves, como africanos e asiáticos, por exemplo. Mas a remodelagem nunca é para que o nariz perca sua identidade étnica. Apenas serve para ressaltar alguns atributos estéticos.
– Rinoplastia pós-traumática
Quando alguém sofre um trauma no nariz e acaba ficando com sequelas como: nariz torto, dificuldade de respiração ou congestão nasal. Caso a cirurgia plástica no nariz acidentado ocorra em até 10 dias após o trauma, a chance de sucesso é alta.
– Correção de columela
Existem partes do corpo que nos incomodam e não sabemos como explicar. A columela (a pequena coluna que separa as duas narinas) é um desses casos que podem incomodar sem que haja explicação razoável. Existem dois tipos de intervenção na columela: para columelas retraídas e para columelas pendentes (em excesso).
– Correção de nariz caído ao sorrir
Algumas pessoas sofrem com o problema de que quando sorriem a ponta do nariz vai para baixo. Resolver isso é bem simples. Uma cirurgia plástica para esse propósito agirá num músculo chamado depressor da ponta do nariz, rompendo a ligação dele com o lábio superior.
Existem outros procedimentos, como dar às mulheres um nariz arrebitado ou ajudar algumas pessoas que sofrem com nariz torto. Cada caso vai depender daquilo que o paciente quer e da viabilidade da intervenção.
O ideal, em qualquer caso, é procurar um cirurgião plástico com experiência e competência para esse tipo de intervenção.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.