preenchimento facial

O que é preenchimento facial?

O preenchimento facial é um dos tratamentos mais recomendados para amenizar os sinais do tempo na pele. À medida em que envelhecemos, o corpo começa a apresentar os efeitos da idade avançada.

O contato com a poluição diariamente, a exposição à radiação solar e a diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico pelo organismo fazem com que a pele seja um dos primeiros órgãos a refletir o avanço da idade.

As rugas e linhas de expressão já começam a surgir por volta dos 30 anos de idade. Para combater esse problema, homens e mulheres procuram ajuda da medicina estética e enchem os consultórios médicos atrás de uma solução. Existem diversos tratamentos disponíveis para esse fim, hoje em dia.

O que faz do preenchimento facial um queridinho entre médicos e pacientes é que o procedimento não é invasivo, é de execução simples e muito eficaz.

Neste artigo, vou explicar melhor sobre o assunto. Se interessou? Vamos à leitura!

Preenchimento facial: o que é o procedimento?

A técnica consiste em injetar uma substância específica nas depressões, linhas e sulcos formados na pele, devolvendo o volume e melhorando o contorno facial.

O resultado dos preenchimentos revitalizam e rejuvenescem a face, sem necessidade de cirurgias, sem riscos e sem efeitos colaterais. Para isso, é imprescindível realizá-lo apenas com profissionais habilitados, como um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

As substâncias injetadas nas rugas e sulcos do rosto podem ser várias, a depender do grau e objetivo do preenchimento. Entenda melhor, a seguir.

Ácido hialurônico

Esta é uma molécula de proteína e açúcar presente em nosso organismo. O ácido hialurônico, junto com outras substâncias, é responsável por manter a pele naturalmente hidratada e elástica. Contudo, a sua produção natural começa a diminuir por volta dos 25 anos de idade, tornando a pele mais seca, o que dá origem às rugas e sulcos, como o famoso bigode chinês.

Ao ser injetado na camada mais superficial da região tratada, o ácido devolve o volume perdido e traz um aspecto de jovialidade.

Polimetilmetacrilato (PMMA)

O PMMA é biocompatível, entretanto, é uma substância sintética não absorvida pelo corpo. Por esse motivo, a indicação de uso é apenas para pequenas quantidades, pois há risco de alergias e reações adversas graves.

Apesar de ser liberado pela ANVISA, orienta-se que seja utilizado para correção da lipodistrofia facial, muitas vezes causada por medicamentos contra AIDS. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e a Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomendam seu uso apenas para fins estéticos.

Indutores de colágeno 

Estas substâncias, quando injetadas na pele, induzem a produção local de novas fibras de colágeno. O resultado é uma pele mais elástica, menos flácida e com aspecto mais jovem, melhorando as rugas e linhas de expressão.

Duração do preenchimento facial

Os resultados são percebidos já na primeira sessão de tratamento, que proporciona uma aparência bastante natural. Devido à variedade de produtos, fica impossível estabelecer um tempo exato de duração dos efeitos. Isso porque o resultado também vai depender da região tratada, tipo de pele e capacidade de resposta de cada organismo. 

O tempo médio de duração do preenchimento facial costuma ser em torno de seis meses a um ano. Porém, o médico avalia cada caso individualmente para estabelecer a necessidade do retorno.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira