olheiras

Como reduzir as olheiras?

As olheiras são deformidades estéticas que aparecem logo abaixo dos olhos. Elas podem ser causadas por hiperpigmentação (pigmentação amarronzada), vascularização (pigmentação azulada, arroxeada, avermelhada), bolsa de gordura, profundidade, flacidez ou uma mistura desses fatores. Diversas causas desencadeiam seu aparecimento, como genética, estresse, noites mal dormidas, alergias e envelhecimento.

Para lidar com as olheiras, a medicina dispõe de diversos métodos, que podem ou não ser invasivos. Neste post, vou falar mais sobre alguns deles e para quais tipos estão relacionados. Confira:

Peeling

Pode ser feito com ácido retinoico, fenol ou ácido tioglicólico. São necessárias várias sessões (com intervalos de até 15 dias) para que o resultado surja. Além disso, ele varia em cada paciente.

O pós-tratamento exige paciência. Com o fenol, por exemplo, região ficará inchada por três dias após o procedimento; logo depois, surge uma camada grossa que poderá demorar até 15 dias para cair. No entanto, ele elimina manchas e renova a pele.

Drenagem linfática

A drenagem é o estímulo dos gânglios e do sistema linfático para auxiliar a limpeza do organismo. Feita com movimentos extremamente leves, ela vai aliviar inchaços e manchas arroxeadas (causadas pela estagnação do sangue na região) no local. A drenagem ajuda também a retirar as impurezas de todo o rosto.

Laser

Tratamento ideal para eliminar olheiras de cor marrom. O laser específico para pigmento é atraído pela melanina presente na pálpebra. Assim que encontra, ele atinge e destrói o pigmento.

Há também o laser fracionado, que é um pouco mais agressivo. Ele destrói parte dos pigmentos e estimula a produção de colágeno, o que proporciona o rejuvenescimento da região.

Há ainda lasers que tratam os vasinhos, evitando o aparecimento de olheiras vasculares. Antes de decidir qual o ideal para a pigmentação das suas olheiras, converse com seu médico.

Preenchimento

Quando as olheiras são profundas, há um sombreamento logo abaixo dos olhos, deixando a face com aspecto abatido. O preenchimento feito com ácido hialurônico é ideal para quem apresenta essa característica, pois nivela o volume das olheiras com a face.

Ele não interfere na pigmentação, mas, de certa forma, a paciente enxerga uma melhoria nesse aspecto pelo desaparecimento da sombra. Depois de uma semana ou quinze dias, o paciente precisa voltar ao consultório para retoques. A partir daí, deve ser refeito a cada seis meses.

Luz pulsada

A luz intensa pulsada pode ser tratada tanto para olheiras hiperpigmentadas quanto as causadas pela vascularização. Ela destrói a melanina da área, transformando o pigmento em microfragmentos que serão absorvidos pelo organismo.

A luz também ativa a circulação sanguínea da região. Ela precisa de mais sessões que o laser (sete a dez, em média), mas seu custo-benefício é melhor.

Cirurgia

Quando o indivíduo envelhece, a pele da pálpebra, que é muito sensível, tende a enrugar e cair. Sua musculatura também fica muito flácida. Com isso, a bolsa de gordura, que costuma ficar logo abaixo do globo ocular, acaba deslizando para a região da olheira, formando aquele aspecto inchado.

Nesse caso, a blefaroplastia remove as bolsas palpebrais e também nivela o volume da região com o resto da face. Após anestesia local e sedação, são feitas incisões para extração e remoção do excesso de pele. A cirurgia é feita em 40 minutos e não necessita de retoques.

Como você notou, as olheiras se diferenciam por origem e causa. Portanto, cada tipo pede um tratamento diferente. É importante conversar com um profissional capacitado, que possa indicar o melhor procedimento para seu caso.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira