Dentre as intervenções cirúrgicas estéticas mais comuns, o lifting facial ocupa a primeira posição entre as escolhas das mulheres acima de 45 anos. Mas não pense que este é um procedimento exclusivo para elas, homens também podem realizá-lo, já que o intuito é o rejuvenescimento da face e a retirada de rugas e excesso de gordura no rosto e no pescoço. Ou seja, todos podem se beneficiar.
Por que fazer o lifting facial
O procedimento é indicado quando o paciente apresenta rugas e marcas de expressão profundas, acúmulo de gordura, pele caída e/ou pele flácida, geralmente recaída sobre os olhos, bochechas ou o pescoço. Isso inclui a famosa “papada”, que é uma das queixas mais presentes. Como são situações mais frequentes com o envelhecimento, é mais provável que pessoas acima dos 45 anos procurem por isso.
A cirurgia rejuvenesce e deixa a pele mais bonita. Isso resulta em aumento da autoestima e do bem-estar geral. É claro que, de qualquer forma, a decisão final sobre isso deve ser tomada unicamente pelo paciente, de acordo com o que ele ou ela achar mais apropriado para si próprio.
Como a cirurgia é feita
Existem diversos tipos diferentes de lifting facial, e cada um é realizado em um local específico. O temporal, por exemplo, concentra-se na região do supercílio e melhora o olhar, enquanto que o cervicofacial trata da face e do pescoço e é mais focada na flacidez e musculatura dessa área.
As cirurgias podem ser feitas com aplicações de toxina botulínica (conhecida popularmente como botox) e com pequenas incisões. É um procedimento delicado, e muitas vezes é feito em conjunto com outros que forem pedidos pelo paciente (como a blefaroplastia, que trata das pálpebras).
A cirurgia dura aproximadamente 4 horas. É preciso que o paciente tenha um período de internação de cerca de 3 dias, com pré e pós-operatório. Antes, devem ser evitados remédios, cigarros e cremes faciais. O paciente ficará sedado, sob anestesia geral, durante a realização da cirurgia.
Recuperação e resultados
A recuperação é lenta. Os desconfortos principais ocorrem na primeira semana, quando o paciente deverá seguir algumas orientações. Entre elas, estão o uso de remédios para controle de dor, manter a cabeça enfaixada o tempo todo, dormir sempre com o corpo virado para cima e com a cabeça elevada, evitar cosméticos e evitar mexer nas cicatrizes. Também podem ser recomendadas compressas de gelo para redução do inchaço.
Nas primeiras 3 semanas, é comum que apareçam alguns hematomas no rosto, que vão sumindo com o tempo. Possíveis complicações incluem endurecimento sob a pele, sensibilidade diminuída, assimetrias e paralisação.
Os resultados do lifting facial se tornam visíveis após, mais ou menos, um mês. Os efeitos não são vitalícios e podem sofrer algumas alterações ao longo dos anos, mas elas dependem muito do estilo de vida do paciente. As cicatrizes variam, mas geralmente são pouco visíveis, escondidas sob o cabelo e por trás das orelhas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.