prótese mamária

Tudo que você precisa saber antes de colocar uma prótese mamária

O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, e a colocação de prótese mamária é uma das mais procuradas. Mais do que uma questão estética, há uma profunda influência na autoestima da mulher, que demonstra interesse por esse tipo de procedimento cada vez mais jovem.

Antes de se optar silicone, porém, há alguns passos a serem percorridos pela paciente até realizar a cirurgia. O médico tem papel fundamental na análise da necessidade da colocação de prótese mamária e do tamanho ideal que é capaz de manter a postura e a harmonia corporal em cada caso.

Dúvidas e respostas sobre a prótese mamária

O interesse por colocar uma prótese mamária é equivalente às dúvidas que pairam sobre o procedimento. Forma eficaz de aumentar os seios e tê-los mais bonitos e rijos, a prótese também é indicada para mulheres que fizeram uma mastectomia, em geral devido à presença de câncer.

O médico avaliará junto à paciente a estrutura do corpo, como peso e altura, largura do tórax, volume dos seios ao natural, tipo de pele e o estilo de vida adotado. Há vários formatos de próteses, onde a mais comum é a alta, com projeção para frente.

Há três vias possíveis para serem inseridas as próteses mamárias. A primeira delas é através dos sulcos infra-mamários, localizados abaixo da mama. Os outros métodos de inserção ocorrem pelas axilas e pelas aréolas.

Selecionamos, abaixo, as maiores dúvidas sobre a colocação de prótese mamária, visando esclarecer o assunto ao máximo! Confira:

1. Menores de idade podem colocar prótese mamária?

Atualmente, já é possível que menores de 18 e maiores de 16 anos façam a cirurgia. Mas é preciso uma autorização dos pais, dada após a aprovação do procedimento através dos exames realizados. É, ainda, preciso comprovar se o crescimento dos seios já está completo e se  a jovem está com plena saúde.

2.  Qualquer cirurgião plástico pode fazer a cirurgia?

Não. O médico precisa estar habilitado e ser experiente nas técnicas para garantir segurança à paciente, além da eficácia nos resultados. Tanto o médico quanto o local de internação devem passar por uma boa pesquisa e análise, antes de dar andamento ao procedimento.

3. Os resultados da prótese são os mesmos para todas?

Nenhuma cirurgia é exatamente igual à outra e não adianta se inspirar numa personalidade famosa da TV e acreditar que a cirurgia sairá idêntica. Como cada pele e tecido são diferentes, a constituição dos seios, a forma como será feita a cirurgia e o tipo de prótese farão com que o procedimento de cada paciente seja único.

4.  Qual o formato ideal para prótese de silicone?

O ideal é aquele que combina com a paciente. Para cada corpo, há um formato de prótese diferente que depende do resultado pretendido pela paciente. Há toda uma análise sobre o peso, altura e estado emocional, até que finalmente se chegue à prótese ideal.

5. Como é o pós-operatório?

O pós-operatório depende do tipo de cirurgia realizada. Se o músculo for descolado, a recuperação levará mais tempo que as outras. Independente do tipo de procedimento, porém, é preciso ficar de repouso durante pelo menos uma semana e tomar cuidados essenciais para a recuperação da cirurgia.

Dentre os cuidados necessários durante a recuperação, destacamos evitar movimentos bruscos, excesso de calor, esticar muito os braços e dormir de bruços, entre outros.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em Paulínia!

 

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira