Uma das cirurgias que tem se popularizado nos últimos anos e conquistado um maior número de adeptas é a cirurgia de reconstrução mamária, para mulheres que precisam passar por uma mastectomia.
A reconstrução mamária é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado por diversos objetivos. O mais comum, entretanto, é que seja feito após a retirada de tumores, no caso de câncer de mama, quando também é necessária a remoção parcial ou total da mama.
Dessa forma, a cirurgia de reconstrução mamária pode ser um importante auxílio no processo de recuperação de pacientes com câncer de mama. Contribui especialmente para elevar a autoestima de mulheres que passam por esse problema.
É importante ressaltar que a realização de uma cirurgia de reconstrução mamária não é obrigatória. É feita de acordo com o desejo de cada paciente, podendo ser uma forma de melhorar o processo de recuperação emocional após a remoção do tumor cancerígeno.
Como é feita a reconstrução da mama
A reconstrução da mama pode ser feita por meio de uma cirurgia plástica, logo após a retirada do tumor, como acontece na maioria dos casos. Essa reconstrução pode ser feita por diversos métodos. Na maioria dos casos,é escolhida a reconstrução com próteses de silicone.
Entre outros métodos possíveis para a reconstrução da mama está a utilização de pele e tecido muscular da paciente.A pele pode ser retirada de outras partes do corpo, como o abdômen, por exemplo.
Logo após a retirada da mama, sua reconstrução já pode ser iniciada, com o modelamento que dará o formato ao seio. Assim, o resultado final pode ser o mais natural possível. Além disso, é comum que a mama oposta também seja remodelada, para que os dois seios possam ter simetria, tornando o aspecto mais natural.
O cuidado com a mama oposta também pode ser importante para que se verifique qualquer sinal de tumores não identificados anteriormente. Isso pode aumentar a segurança da paciente.
Recuperação da reconstrução mamária
Assim como as demais cirurgias, especialmente as cirurgias plásticas que têm como objetivo remodelar qualquer parte do corpo, a reconstrução da mama também precisa de alguns cuidados e exige um tempo de recuperação.
A recuperação leva algumas semanas, tendo um tempo maior no caso de reconstrução total da mama. Durante esse período, é comum que a mama ainda apresente algum inchaço. Com o passar dos dias, ela irá, aos poucos, desinchando e ganhando a forma desejada.
É importante que as mulheres que passam por uma reconstrução mamária saibam que deverão lidar com algumas diferenças. A principal delas é uma sensibilidade muito menor com relação à mama anterior. Haverá algumas cicatrizes que poderão ser permanentes no local.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!