remoção de pintas

Tire suas dúvidas sobre remoção de pintas

Existem duas razões para que a remoção de pintas seja feita: por saúde, nos casos que apresentam riscos de desenvolvimento de câncer de pele; ou por estética.

As pintas, ou nevos, como também são chamadas, são comuns e podem surgir aos montes e, normalmente, sem maiores problemas. Entretanto, é importante ficar atento a elas para ter certeza de que não estão evoluindo para um quadro perigoso. Se alguma delas estiver assimétrica, com cores estranhas, bordas irregulares e/ou muito grandes, aconselhamos fortemente uma visita ao dermatologista.

Depois de uma consulta, o médico poderá informar se uma ou mais pintas devem ser removidas por oferecem riscos à saúde. Além disso, o paciente pode ainda optar por removê-las por questões estéticas, o que é uma decisão pessoal e válida.

Como a remoção de pintas é feita

Há mais de um modo de se livrar das pintas. Cada um deles pode ser recomendado para um tipo de nevo, e apenas o profissional poderá informar qual é o melhor em cada caso. Os procedimentos mais populares são:

1. Raspagem

Como o nome já indica, a pinta é removida ao ser raspada da pele. É uma técnica um pouco dolorosa, e só pode ser usada em pintas pequenas.

2. Crioterapia

Nitrogênio líquido ou outras substâncias criogênicas são usadas para congelar o nevo, até que as células que o formam sejam destruídas. Alguns efeitos colaterais, como inchaço ou surgimento de bolhas, podem aparecer no primeiro mês após a intervenção.

3. Laser

Se na crioterapia é usado o congelamento, com lasers, o foco é na cauterização. A lógica é a mesma de acabar com as células da pinta. Os efeitos colaterais não são os mesmos por si só, mas há um pequeno risco de que a pele sofra com uma queimadura no local, o que acarretaria em inchaço e manchas, por exemplo.

4. Cirurgia

Indolor, a cirurgia para retirar as pintas é indicada para muitas situações. O paciente recebe anestesia local, sua pinta é retirada com uma incisão e depois são colocados pontos discretos. Existe a chance de que o procedimento deixe uma pequena cicatriz, apesar de isso depender de uma série de fatores, que incluem a experiência do cirurgião e o próprio organismo da pessoa.

Verrugas

Pintas e verrugas são sinais diferentes. As verrugas também podem surgir em qualquer lugar, mas são mais comuns em áreas que sofrem com traumas repetitivamente, como os dedos. Felizmente, elas também podem ser retiradas, muitas vezes com as mesmas técnicas já citadas.

A remoção de pintas (e verrugas), por motivos estéticos, é uma decisão pessoal de cada um, mas é importante ouvir o que o seu médico tem a dizer sobre a melhor forma de prosseguir. Depois disso, você pode discutir suas preferências e condições, e então seguir em frente com o procedimento mais adequado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira