Rinoplastia

Rinoplastia: como é a recuperação após a cirurgia

A rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada no nariz. Ela tem fins estéticos e funcionais, isto é, pode ser realizada tanto para melhorar a aparência do nariz, deixando-o mais bonito, harmonioso e proporcional, como também pode ajudar a corrigir problemas de funcionamento, como por exemplo, dificuldades respiratórias decorrentes de anormalidades estruturais. Atualmente a rinoplastia é uma das plásticas mais realizadas no Brasil. No topo do ranking estão procedimentos como lipoaspiração, implante de silicone, mamoplastia redutora e abdominoplastia. Uma das maiores dúvidas em relação à plástica de nariz é o processo de recuperação, pois os cuidados pós-operatórios são essenciais no resultado final da cirurgia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, adotando as medidas adequadas, já é possível ter uma boa noção de como o nariz vai ficar, em 30 dias. No primeiro mês é possível notar 95% do resultado, enquanto os outros 5% serão alcançados nos meses seguintes, a depender do organismo de cada pessoa. Quer saber como normalmente se desenrola a recuperação de alguém que se submeteu a uma rinoplastia? Leia, então, o artigo completo e confira os detalhes sobre o pós-cirúrgico desse tipo de procedimento.

Como é o pós-operatório imediato da Rinoplastia?

Depois da realização do procedimento, geralmente o cirurgião faz um curativo especial na área, o que se configura como um passo essencial na recuperação, uma vez que tal curativo oferece suporte e proteção às estruturas da narina nessa etapa pós-operatória. Esse curativo costuma conter telas e tampões. Nas primeiras 48 horas depois da cirurgia,  é comum que haja dor local, hematomas e um pouco de sangramento. Compressas frias, no entanto, podem ajudar no controle dos sintomas. A respiração também pode ficar parcialmente comprometida no início, especialmente se houver certa obstrução nasal. A limpeza das narinas com soro fisiológico ameniza essa condição.

Quais cuidados tomar?

Primeiramente, é necessário respeitar as orientações médicas em relação a eventuais medicações, higienização do local, substituição dos curativos, retorno, dicas de respiração, etc. Além disso, é recomendável evitar esforço físico, prática de exercícios e banho quente. O indivíduo que se submete à rinoplastia deve ficar atento a qualquer alteração e fazer o devido acompanhamento médico para diminuir o risco de complicações como, por exemplo, infecções.

Quais são as complicações possíveis?

Como qualquer outro tipo de cirurgia, a rinoplastia tem seus riscos, muito embora, o procedimento e a recuperação corram bem na maioria dos casos. Ainda assim, pode existir complicações como sangramento, obstrução nasal e edema. Elas costumam ser transitórias. Os riscos, por sua vez, podem ser minimizados pela escolha de um bom profissional, realização da operação em uma clínica ou hospital de boa reputação, além de preparação adequada para o procedimento, incluindo a realização dos exames pré-operatórios e a abstenção de cigarro. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira