rinoplastia

Quando a rinoplastia é a melhor opção?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica para o nariz, que consiste em alterações no tamanho  (aumentá-lo ou diminuí-lo,), como também sugere correção no alinhamento, levantar a ponta, afinar as asas e remodelar a estrutura óssea. Encabeça a lista das cirurgias mais procuradas no Brasil, superando a mamoplastia, lipoaspiração e o lifting. Também lidera o ranking mundial de cirurgia de nariz.  

A remodelagem do nariz geralmente é procurada por motivos estéticos, mas pode também ser para corrigir defeitos de nascimento, traumas, acidentes e problemas crônicos de respiração. É indicada para pessoas acima de 15 anos, salvo quando há necessidade de urgência entre as crianças.

Rinoplastia: a solução para muitos problemas nasais

A rinoplastia é a solução para muitos pacientes, pois proporciona ganhos funcionais. Mesmo que a finalidade estética ainda seja predominante, a rinoplastia estruturada pode corrigir problemas crônicos de desvio de septo, cornetos nasais, hipertrofia das carnes esponjosas, entre outros.

Quando a rinoplastia é feita por motivos estéticos, o médico busca auxílio de um psicólogo para atuar junto ao paciente no pré e pós-operatório. Há uma tendência à insatisfação estética: dificilmente, estamos contentes com a aparência física, mesmo que ela esteja tecnicamente em harmonia. Como o nariz tem uma significativa participação na composição estética do rosto, é justificável que as pessoas procurem a cirurgia para terem o que consideram o nariz perfeito: fino, reto e com a ponta arrebitada.

O cirurgião plástico geralmente enfrenta grandes dificuldades em ajudar esse tipo de paciente a entender o tipo de nariz que combina com ele. Nem sempre as formações consideradas perfeitas são realmente compatíveis com o formato do rosto e todo o seu conjunto estético. Há critérios, como a proporção e a simetria facial, que devem sempre ser adotados adicionalmente ao que o paciente deseja. Atualmente, há softwares nos quais a foto do paciente é inserida e são projetadas as possíveis alterações a serem promovida. Com imagem em 3D é possível identificar o resultado final.

Como é feita a rinoplastia?

O procedimento cirúrgico é muito delicado e requer muita habilidade do cirurgião. É utilizada anestesia geral, e a duração é em média de três horas, de acordo com a complexidade do que será feito.

Há duas técnicas cirúrgicas de execução da rinoplastia: a cirurgia aberta (exorrinoplastia) e a fechada (endonasal). O procedimento aberto, consiste em realizar uma mini-incisão na base nasal e outras duas na parte interna de cada narina. Na fechada, as incisões são apenas na área interna da narina.

A técnica aberta é utilizada quando há necessidade de muitas alterações no formato do nariz, incluindo ossos e cartilagens. Como o nariz fica exposto, é mais fácil para o cirurgião visualizar todas as suas áreas que precisam ser trabalhadas.

A técnica fechada exige uma grande habilidade do cirurgião, já que é um procedimento quase às escuras, com pouca visualização dos pontos a serem corrigidos. Porém, o resultado é bastante natural, sem cicatrizes e com recuperação mais rápida.

O principal risco da recuperação é o sangramento, mas não é comum. Caso ocorra, o médico deve ser procurado imediatamente para a devida avaliação. É necessário o repouso absoluto, com a cabeça para cima, exatamente para evitar o sangramento e facilitar a recuperação.

Outra questão relevante é o tempo de cicatrização. Este período deve receber cuidados específicos, uma vez que existem condições que podem atrapalhá-la. Os fatores contrários a cicatrização podem ser: o peso da pele no tecido a ser cicatrizado, a manipulação excessiva do nariz mesmo involuntária e a não observância das orientações do médico no pós-operatório.

O tempo total de recuperação é de um ano, mas há casos especiais em que este período pode se estender. É preciso entender que o nariz precisa cicatrizar, reabsorver o inchaço por completo e estar protegido do risco de sangramentos e infecções.

Mesmo com a qualidade dos cirurgiões e os avanços tecnológicos, a rinoplastia ainda apresenta 15% de resultados insatisfatórios. Seja por motivos de vaidade estética, já que o paciente desejava um nariz que não era compatível com o seu rosto, seja por falta de cuidado no pós-operatório ou por questões técnicas durante o processo cirúrgico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira