Você já pensou em colocar próteses de silicone? Mesmo com o passar dos anos, o interesse pelo procedimento não parece ter diminuído. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (International Society of Aesthetic Plastic Surgery ― ISAPS) registram que o aumento de seios continua sendo o procedimento mais popular no mundo, com 15,8% do total. Em 2015, o número de operações registradas no Brasil foi de 158.950, perdendo apenas para a lipoaspiração.
Existem vários tipos de prótese de silicone, que variam conforme o formato do seio e a preferência da paciente. Para aprender a escolher o tamanho ideal para seu corpo, continue a leitura deste post:
Pense em sua altura e peso
Nas décadas passadas, as mulheres consideravam que quanto maior a prótese de silicone, melhor. Hoje, preza-se pela naturalidade. A preferência é por tamanhos adequados à sua altura, peso e formato de seio. As particularidades anatômicas e a elasticidade da pele são fatores decisivos na escolha.
Veja qual formato é adequado para você
Existem três tipos principais de formato de prótese de silicone:
- Em gota: também chamada de anatômica, é o modelo mais parecido com o formato de um seio natural
- Cônica: deixa o seio com formato de cone
- Redonda: deixa o seio arredondado. É o menos natural dos três formatos, mas o mais escolhido pelas mulheres.
As próteses também podem variar conforme o tamanho dos perfis, ou seja, da medida referente à distância entre a base e a outra extremidade. Essa medida diz qual será a projeção do seio. Cada tipo de prótese pode ter até quatro tamanhos:
- Perfil baixo
- Perfil moderado
- Perfil alto
- Perfil superalto.
Converse com seu médico sobre o fabricante
Outro problema é que os tamanhos médios variam conforme os fabricantes. Uma empresa pode vender uma prótese de 300mL que seja equivalente à 320mL de outra. Portanto, além do tamanho e do perfil, é bom já ter um modelo específico separado para a cirurgia. Converse com seu médico sobre isso.
Escolha tamanhos diferentes de silicone
Em caso de dúvidas, converse com seu médico sobre a escolha de mais de uma opção de prótese, para que ele e os outros profissionais envolvidos possam tomar a decisão final antes do procedimento.
Durante a consulta, você pode fazer diferentes testes e escolher mais de um tamanho de prótese que seja de sua preferência. Na hora da cirurgia, o cirurgião e a equipe médica fazem as medições definitivas e optam por aquela mais natural e de acordo com seu corpo.
Hoje, já não é mais necessário trocar suas próteses a cada 10 anos. Os implantes são preenchidos por gel coesivo e protegidos por um invólucro. Mesmo que haja rompimento, o gel não vai, necessariamente, vazar. No entanto, visite periodicamente um mastologista ou o cirurgião plástico para que ele possa analisar como o corpo está reagindo ao silicone e se houve alguma ruptura.
Lembre-se também de que a mamoplastia de aumento não levanta seios severamente caídos. Nesse caso, o procedimento ideal é o de elevação de mama, que pode ou não ser acompanhado da prótese de silicone.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!