O silicone gota é um dos tipos de prótese de silicone que estão disponíveis para mulheres que querem aumentar o volume dos seios ou para uma cirurgia de reconstrução da mama.
Veja neste post, quais as diferenças e benefícios que o silicone em forma de gota pode trazer às pacientes.
O que é silicone gota?
O silicone gota, que também é conhecido como prótese anatômica ou no formato de lágrima, está entre as próteses mais semelhantes ao formato natural do seio da mulher.
Esse silicone formato gota é mais estreito na parte superior e mais alargado na parte inferior dos seios. Em geral, sempre foi preferido por mulheres que fizeram mastectomia, em função de um câncer. Neste caso, o uso da prótese de silicone tem um caráter funcional, para reconstrução da mama.
O formato mais usual para mulheres que investem em uma mamoplastia de aumento com fins estéticos sempre foi o redondo, porém, o formato cônico também traz suas vantagens de acordo com a anatomia do corpo da mulher, especialmente para aquelas com ombros estreitos.
Ambos garantem mais projeção aos seios e também um maior volume no colo, destacando os decotes. Já o silicone em gota é bem mais discreto neste aspecto porque não promove volume no colo.
No entanto, os padrões de beleza vão se modificando de tempos em tempos, com isso, o formato anatômico tem sido uma preferência também para muitas mulheres que querem garantir mais firmeza e volume nos seios.
Silicone gota antes e depois: benefícios
Cada mulher tem um formato de corpo diferente e quando opta por colocar um tipo de prótese, nem sempre, ela quer modificar os próprios contornos, mas apenas valorizá-los.
Com essa prótese de silicone formato gota, os seios vão ficar mais cheios, com aparência mais jovem e contornos mais harmônicos também, ainda que o destaque não seja para o colo.
Conheça as vantagens do silicone gota:
Formato semelhante ao natural
Para quem valoriza as formas naturais dos seios, o silicone em forma de gota proporciona essa naturalidade.
Muitas mulheres consideram que o volume alto das próteses de silicone redondas dão esse efeito porque o colo fica muito destacado.
Mas quem coloca esse implante de silicone em formato de gota, não fica com a aparência de quem passou por uma cirurgia plástica estética e, muitas mulheres querem exatamente esse efeito.
Maior capacidade de remodelagem
A prótese de silicone gota é muito indicada para corrigir a assimetria e reconstrução mamária, de modo a restabelecer a harmonia e equilíbrio das formas devido a uma maior capacidade de remodelagem. Por isso, é bastante adequada para correção da mama tuberosa.
Outra indicação é para mulheres que amamentaram ou ficaram com seios um pouco mais esvaziados depois do parto ou de uma grande perda de peso. Caso o seio não tenha ficado muito flácido, com essa prótese nem sempre a mastopexia associada é necessária para fazer o levantamento da mama.
Esse tipo de prótese também é muito adequada para mulheres que tinham seios como uma aparência mais achatada.
Textura garante menos deslocamentos
As próteses no formato silicone gota são desenvolvidos com gel de alta coesividade, que também são mais firmes e desfavorecem os deslocamentos.
Com isso, oferece melhor aderência aos tecidos circundantes, o que ajuda que o implante permaneça no lugar.
Envelhecem bem
O silicone tipo gota também reduz o deslizamento do tecido mamário na parede torácica que, em geral, ocorre com o tempo ou devido a uma grande perda de peso.
Menores índices de contratura muscular
As próteses anatômicas também costumam gerar menores índices de contratura muscular.
Esse problema ocorre quando a cápsula formada ao redor da prótese começa a se contrair com o passar dos anos, causando dores e deformidades no formato da mama. Com isso, é necessária a retirada da prótese.
Nem todas as pacientes que colocam próteses mamárias vão sofrer contratura muscular, essa complicação vai ocorrer em menos de 4% das pacientes em um período de 10 anos.
Quais são os passos para a definição do implante da prótese
Quando uma paciente quer se submeter a uma cirurgia de implante de prótese de silicone, a primeira medida é buscar um cirurgião experiente e filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
O médico irá apresentar os tipos de prótese e avaliar o biotipo da mulher. Ainda que a paciente já tenha definido que quer colocar uma prótese de silicone gota, ele irá avaliar alguns aspectos:
- Volume atual dos seios;
- Tamanho desejado pela paciente após colocação da prótese;
- Espessura e qualidade da pele;
- Tendência a estrias ou flacidez;
- Tamanho do tórax e ombros;
- Altura da paciente, etc.
Conclusão
Autoconfiança e resgate da autoestima são os grandes benefícios de se submeter a uma cirurgia para implante da prótese de silicone gota.
Uma conversa detalhada com o médico, irá revelar os demais passos que a paciente terá que dar em direção a esse objetivo.