lipoaspiração

6 tipos de lipoaspiração que você deve conhecer

Não dá para negar que o Brasil é uma potência mundial na realização de cirurgias plásticas. Os dados revelam que o número de operações feitas em nosso país aumenta a cada ano. Este fato nos coloca na segunda posição do ranking, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Por aqui, mais de 80 mil novos procedimentos são realizados mensalmente. Sendo a lipoaspiração um dos procedimentos mais realizados.

Além da lipo, outros procedimentos cirúrgicos também são bastante populares no país, como o implante de silicone, redução mamária, rinoplastia e blefaroplastia. Por falar em lipoaspiração, ela é um procedimento cirúrgico que remove a gordura corporal através de um processo de aspiração feito por meio de finas cânulas.

Não existe apenas um tipo de lipoaspiração. Leia o artigo e confira a seguir quais são os tipos disponíveis e quais as principais características de cada um.

1# Lipoaspiração convencional

Na lipoaspiração convencional a gordura é aspirada através de uma fina cânula introduzida na camada subcutânea. Ela remove o excesso de gordura localizada e modela o corpo. Não se trata de uma cirurgia voltada para o emagrecimento. O seu objetivo é reduzir as medidas e melhorar o contorno do corpo.

2# Mini lipo, lipo light e hidrolipo

Estas são categorias de lipoaspiração realizadas com anestesia local. Diferentemente do que muitos acreditam, apesar do menor porte, elas são sim procedimentos cirúrgicos. A diferença é que a retirada de gordura é feita em pequenos volumes, em áreas como coxa, culote, abdômen, cintura e papada. Esses procedimentos são menos dolorosos, resultam em menos hematomas e não demandam internação. Entretanto, não são recomendados para aspirar grande quantidade de  gordura.

3# Lipoenxertia

Também chamada de lipoescultura, a lipoenxertia consiste na aspiração de gordura de um local e posterior enxerto dessa gordura em outras áreas, como os glúteos e as mamas. O intuito desse tipo de lipo é melhorar o contorno corporal e tornar a silhueta mais harmônica, além de reduzir vincos e depressões.

4# Lipoaspiração a laser

A lipoaspiração a laser é realizada por meio de uma cânula com laser na ponta. Essa cânula é introduzida com a finalidade de queimar a gordura antes da remoção. O calor emitido pelo laser e a liquefação da gordura reduz o trauma durante a retirada e proporciona uma melhor retração da pele, diminuindo significativamente o risco de flacidez pós-lipo.

5# Vibrolipoaspiração

A vibrolipoaspiração é indicada para quem tem gordura densa ou já realizou lipo anteriormente e agora conta com fibrose, que dificulta a penetração da cânula. Ela é feita com o auxílio de cânula vibratória, que diminui a resistência da gordura e facilita a aspiração, possibilitando um melhor controle, menor trauma e diminuição do sangramento, o que pode favorecer a recuperação.

6#  Lipo ultrassônica

O mecanismo da lipo ultrassônica é parecido com o da lipoaspiração a laser, porém, a cânula utilizada emite ondas de ultrassom na ponta. Ela dissolve a gordura para facilitar a retirada. Isso diminui a dor, sangramentos e traumas, melhorando potencialmente a recuperação.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira