mamoplastia

Conheça os tipos de mamoplastia

Mamoplastia é toda e qualquer cirurgia plástica realizada nas mamas. Assim, independentemente do objetivo da operação e técnica aplicada, os procedimentos cirúrgicos estéticos nos seios recebem o nome de mamoplastia. Atualmente a mamoplastia está entre as cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil. Trata-se de um procedimento que proporciona a melhora da aparência dos seios, através de mudanças no formato, volume, bem como firmeza dos seios. Ao contrário do que muitos pensam, não existe apenas a mamoplastia redutora. De fato, são vários os tipos de plástica nas mamas. Conheça mais detalhes sobre cada uma das mamoplastias a seguir.

Mamoplastia de redução

A mamoplastia redutora, como o próprio nome sugere, é o tipo de cirurgia plástica com objetivo de redução das mamas. Durante o procedimento, o cirurgião remove o excesso de gordura, além de pele e tecido glandular, a fim de deixar o tamanho das mamas mais proporcional ao corpo. A operação oferece benefícios estéticos, mas também pode aliviar desconfortos como dor nos ombros, dor nas costas e problemas posturais.

Mamoplastia de aumento

Também muito popular no país, a mamoplastia de aumento é o famoso implante de silicone. É ideal para quem tem seios pequenos e desproporcionais ao corpo (hipoplasia) ou simplesmente para a mulher que deseja aumentar o volume mamário. Há, no entanto, diferentes formatos e tamanhos de próteses de silicone, além de técnicas distintas. Diante da grande variedade de opções, é importante conversar com o cirurgião para definir a melhor alternativa.

Mamoplastia de levantamento

Conhecida também como lifting de seios ou mastopexia, esse tipo de cirurgia tem a finalidade de levantar as mamas. Ela reverte a queda natural dos seios (ptose mamária), seja decorrente do envelhecimento ou variação de peso ou, ainda, do processo de amamentação. O lifting de seios é feito  por meio do reposicionamento da aréola e elevação das mamas até a posição original. A técnica corrige problemas como excesso de pele e flacidez.

Mamoplastia de  reconstrução

A mamoplastia de reconstrução ou simplesmente reconstrução mamária é realizada a partir de variadas técnicas de cirurgia plástica, visando restaurar as mamas em seu formato, aparência e tamanho, depois de uma mastectomia. A mastectomia é a remoção mamária, normalmente realizada como uma das etapas do tratamento de câncer.

Mamoplastia reparadora

Esta também recebe o nome de de mastoplastia. Por meio desse tipo de cirurgia são tratadas assimetrias acentuadas nas mamas, diminuição da aréola, bem como correção de deformidades no formato, tamanho ou posição das mamas. A técnica depende de cada caso e pode envolver mais de um procedimento como, por exemplo, redução das mamas e colocação de implante em uma mesma mulher. Converse com o cirurgião plástico para entender qual é a plástica mais recomendada para o caso. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira