A vibrolipoaspiração, chamada ainda de vibrolipo, é um recurso estético que envolve um dispositivo (elétrico ou mecânico) para ajudar na eliminação da gordura corporal. Nesse cenário, o equipamento estabelece um movimento de vaivém por meio de cânulas estreitas com altíssima velocidade. A frequência aplicada pelas estruturas é de cerca de 10 Hz, o que permite a quebra mecânica do tecido adiposo com maior velocidade.
O desenvolvimento da técnica trouxe uma série de benefícios, como o maior conforto para o médico durante o processo. Afinal, a eficiência das cânulas reduz o esforço empregado para manipular o aparelho na eliminação das células de gordura. Por conseguinte, o menor esforço físico simplifica a execução de processos associados em um mesmo dia, como a colocação de prótese mamária.
Interessou-se pelo assunto? Então continue a leitura para entender melhor como a vibrolipoaspiração funciona.
Como é feita a vibrolipo?
A vibrolipo é realizada a partir de pequenas incisões (corte) cujo tamanho varia entre 2 e 5 milímetros. Ela é mais comumente recomendada para tratar os depósitos de gordura no abdômen, flancos, costas, culotes, parte interna das coxas, braços, região das axilas e pescoço. Via de regra, os cortes ficam escondidos nas dobras naturais presentes na pele do paciente. Na sequência, o médico deve tomar cuidado para retirar unicamente as camadas mais profundas de gordura para prevenir irregularidades ou depressões.
A anestesia costuma ser um bloqueio condutivo, isto é, peridural ou raquidiana, para maior comodidade do indivíduo. No entanto, a anestesia local, associada à sedação, surge também como alternativa.
Se o único tratamento for a lipoaspiração, a alta hospitalar acontece em mais ou menos seis horas. Para retomar as atividades cotidianas, é necessário esperar uma semana. Já as práticas esportivas devem aguardar um mês. Ao longo desse período, os edemas (inchaços) e os roxos somem gradualmente. Aqui, é válido ressaltar que o tempo de recuperação depende de um número de variáveis.
Na atualidade, é possível ter acesso a outras tecnologias pensadas para redefinir os contornos corporais, entre as quais estão:
- lipoaspiração a laser, que lança mão da energia luminosa de uma fibra ótica para derreter as moléculas de gordura.
- lipoaspiração ultrassônica, que utiliza as cânulas para emitir ondas que emulsificam a gordura;
Todas as alternativas, assim como a vibrolipoaspiração, podem propiciar o efeito desejado desde que conduzidas por um profissional capacitado. Isso porque as ferramentas foram desenvolvidas para facilitar o trabalho do cirurgião, porém só um especialista garante a segurança do método.
Pronto! Agora você já conhece os principais aspectos da vibrolipo e pode considerar se ela é adequada para o seu caso.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!