vibrolipoaspiração

Vibrolipoaspiração: o que é e quando é indicada

Grande parte da população sonha em se livrar da gordura localizada. Embora exercícios físicos e reeducação alimentar sejam eficientes, há acúmulos de tecido adiposo que não saem com tanta facilidade. Nesse caso, a intervenção cirúrgica pode ser uma grande aliada.

Além da lipoaspiração tradicional, da lipoescultura e da abdominoplastia, outro procedimento promete trazer resultados significativos e ser menos invasivo: a vibrolipoaspiração. Você já ouviu falar nesse tipo de cirurgia? Saiba mais sobre o assunto neste post:

O que é vibrolipoaspiração?

É um método muito semelhante à lipoaspiração tradicional, mas as cânulas do aparelho utilizado fazem um vaivém semelhante a uma vibração ― daí o nome do método. Ele é menos invasivo porque essa movimentação diminui o esforço do médico durante a cirurgia, o que facilita a retirada de gordura.

Após a anestesia (local ou peridural) e sedação, o cirurgião insere finas cânulas em pequenas incisões na área desejada. O aparelho começa um movimento vibratório que facilita a extração da gordura, enquanto o médico apenas guia a cânula no local que deve ser aspirado.

Como o cirurgião não precisa utilizar força física para retirar a gordura, o aparecimento de inchaços e manchas roxas é menor. Além disso, a cirurgia ocorre em menos tempo e o pós-operatório é mais tranquilo. É possível fazer o procedimento em outra área no mesmo dia em que fizer na primeira.

Quando a vibrolipoaspiração é indicada?

Por ser menos invasivo e que causa menos trauma aos tecidos, é o procedimento ideal para quem deseja uma segunda lipoaspiração ou quando o organismo do paciente produz fibroses com facilidade, o que dificulta a extração da gordura.

Por mais que a área mais conhecida para lipoaspiração seja o abdome, a vibrolipo pode ser feita nas coxas, dorso, mamas (lateral), braços, nádegas e até pescoço.

Como é o pós-operatório?

Como já dito, nesse tipo de procedimento o pós-operatório é mais tranquilo porque a vibração do aparelho exige menos esforço durante a cirurgia. No entanto, o paciente deve seguir à risca todas as orientações do médico.

De praxe, o pós-operatório inclui:

  • uso constante de cinta para deixar a região modelada;
  • drenagem linfática, que influencia positivamente no funcionamento do sistema linfático e não é feita com movimentos profundos;
  • o comprometimento do paciente em não fazer grandes esforços ou pegar peso durante o tempo determinado pelo médico.

Como manter os resultados da vibrolipoaspiração?

A operação vai retirar a gordura localizada, mas não consegue evitar que ela apareça novamente caso o paciente não se cuide. É essencial que ele faça uma reeducação alimentar e comece a fazer exercícios físicos depois do período pós-operatório.

Além disso, vícios como álcool e cigarro afetam negativamente no resultado, já que o primeiro promove inchaços e aumenta a produção de cortisol, que retém gordura no corpo. O fumo acaba com a capacidade pulmonar, o que atrapalha na execução das atividades físicas.

A vibrolipoaspiração é um procedimento cirúrgico menos invasivo e ideal para quem deseja fazer uma segunda lipoaspiração. Como acontece com outras cirurgias, é essencial que o paciente se cuide no período pós-operatório.

Para manter os resultados desejados, ele deve manter uma rotina de exercícios físicos e alimentação balanceada. Além de tudo, é essencial procurar por um profissional capacitado e registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira