lipoaspiracao

Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

A busca por um corpo mais bonito e enxuto tem ganhado  reforços em termos de tecnologia e procedimentos cirúrgicos, como é o caso da lipoaspiração e da lipoescultura. Diferente do que muitas pessoas pensam, trata-se de  procedimentos completamente diferentes, com objetivos diferentes, assim como suas indicações.

Para saber qual é o melhor procedimento que se encaixa às suas necessidades, é preciso conhecer ambos e sanar todas as dúvidas a respeito. O esclarecimento pode influenciar na decisão e trazer realmente os benefícios e resultados desejados. Acompanhe a leitura!

Como funciona a lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que aspira literalmente as gorduras localizadas. São usadas cânulas que são inseridas a partir de pequenas incisões em pontos estratégicos do local desejado.

Pode ser feita em pequena, média ou grande proporção, mas sempre para pessoas que desejam retirar gorduras localizadas e não para quadros de obesidade. As partes do corpo nos quais a lipoaspiração é realizada abrangem o abdômen, quadril, coxas, lateral da mama, braços e costas. O máximo de gordura que se pode retirar é 5% do peso corporal, visando evitar que haja alguma complicação.

O procedimento é simples e se inicia com a introdução da solução de Klein, capaz de diminuir o sangramento e o trauma no local. As cânulas devem chegar até o tecido adiposo, para que consiga aspirá-los com qualidade e sem prejudicar o organismo.

O tipo de anestesia dependerá do local onde será feito o procedimento e sua dimensão. A mais comum é a anestesia geral, mas pode-se também realizar a peridural ou apenas a local com sedação. O efeito anestésico dura, em média, de três a quatro horas.

Após o procedimento, a recuperação leva cerca de uma semana, com um tempo adicional necessário para se voltar a fazer esforço físico. O uso de cinta modeladora é fundamental para modelar a área e conter o inchaço local.

E quanto à lipoescultura?

Por sua vez, a lipoescultura se une a duas técnicas para realizar seus objetivos: a lipoaspiração e a lipoenxertia. Ou seja, ela retira gordura localizada e a enxerta no próprio corpo do paciente, nas regiões em que é necessária. Dessa forma, é possível desenhar o corpo como uma escultura real, modelando depressões, fortalecendo a flacidez e limpando as gorduras excedentes.

Ela também utiliza a solução de Klein, faz inserções mínimas e demanda a injeção das cânulas para retirar gordura do tecido adiposo. Toda parte do corpo pode receber uma lipoescultura, mas as mais procuradas são o glúteo, face, mamas e mãos. O procedimento pode proporcionar um glúteo maior e mais desenhado, conceder um aspecto jovem às mãos flácidas (através de enxertos de gordura) e promover um rosto mais definido, considerado o efeito mais perfeito e natural da lipoescultura.

O paciente só pode se submeter ao procedimento se estiver em boas condições de saúde e seu histórico não sinalizar problemas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira

2 comments

A Lipoescultura é feita somente em uma área ou no corpo todo ao mesmo tempo? ( braços, pernas, barriga e costas)

Dr. Rodolfo Oliveira

Olá Mariana, tudo bem ?
A lipoescultura é realizada em todas as áreas que necessitam de alteração, seja para retirada de gordura ou complementação do volume com a mesma. Sempre respeitando os limites máximos de retirada da lipoaspiração!Para isso é sempre importante uma minunciosa avaliação pré-operatória.
Att