A lipoescultura é um procedimento que pode trazer uma grande satisfação para pessoas que estão querendo transformar os seus contornos corporais.
Leia este post até o final para entender o que é a lipoescultura, em quais partes do corpo pode ser feita e quem pode fazer.
O que é lipoescultura?
Muitos confundem a lipoescultura com lipoaspiração, que é um procedimento que apenas remove gorduras do corpo por meio de um processo de sucção. Apesar de ser uma cirurgia bastante procurada por mulheres, também tem crescido a frequência da lipoescultura masculina.
Na lipoescultura, as técnicas serão iguais até certo ponto, mas vai moldar os contornos de uma pessoa, removendo gordura de uma região e transferindo para outra, combinando as técnicas da lipoaspiração com a lipoenxertia.
A transferência dessas gorduras é que vai possibilitar uma nova forma física, porque enquanto retira um volume de gordura que está em excesso em uma determinada região do corpo, como o abdômen, por exemplo, poderá transferi-lo para uma área que não é muito volumosa.
Assim como a lipoaspiração, a lipoescultura não é um procedimento que visa o emagrecimento, mas sim uma modelagem corporal. O mais indicado é que a pessoa não esteja acima de 30% do seu peso ideal.
Outros requisitos importantes são:
- Ter pele firme e mais elástica;
- Pacientes que investiram em dietas que não produziram o resultado esperado;
- Pacientes que não têm contornos tão definidos em algumas áreas, como nádegas ou quadril;
- Pessoas que possuem pequenas depressões em certas regiões do corpo.
Caso as pessoas tenham problemas como diabetes e hipertensão, é preciso informar o cirurgião porque, em alguns casos, essa cirurgia não será indicada. Em caso de obesidade, essa também não será a melhor saída, porque não é um procedimento que vai resolver a perda de peso.
Lipoescultura: antes e depois
Para realizar a lipoescultura, o cirurgião fará a demarcação das áreas e aplicar a anestesia e soro para evitar os sangramentos.
No primeiro momento, o cirurgião fará pequenas incisões na área onde a gordura deverá ser removida. Por esses furinhos, vão ser introduzidas cânulas de metal, que soltarão a gordura enquanto uma bomba de sucção as remove. Então, os pontos da lipoaspiração são suturados.
Depois que a gordura passa por um filtragem e limpeza será reintroduzida em outras áreas que precisam ser infladas para ficar com mais volume. Todo esse procedimento é realizado com seringas e agulhas finas, para atingir exatamente a expectativa do paciente.
Áreas onde podem ser retiradas gorduras para lipoescultura
Para produzir novos resultados no antes e depois da lipoescultura, podem ser retiradas gorduras do abdômen, mamas, costas, glúteos, papada, pernas, pescoço, braços, etc.
É importante reforçar que só pode ser retirado um total de 5% a 7% do tecido adiposo total do corpo de uma pessoa.
Normalmente, as pessoas costumam fazer lipoescultura com enxerto no glúteo, rosto (preencher bochechas ou área do bigode chinês), seios e até mãos.
Abdominoplastia e lipoescultura
Em alguns casos, no qual a pessoa também queira fazer essa cirurgia plástica na barriga mas tenha uma certa flacidez, pode ser necessária uma lipoescultura com abdominoplastia, para combinar as duas técnicas para um resultado mais efetivo.
Também poderá ser realizada uma lipo com miniabdominoplastia, para quem precisa eliminar a flacidez e gordura apenas entre o umbigo e o púbis.
Resultados aparecem em 3 meses
Normalmente, do total de gordura enxertado no corpo, em geral, apenas 50% a 60% se mantém, já que o próprio organismo absorve esse tecido adiposo.
Por isso, quem fez lipoescultura com enxerto no glúteo, antes e depois só poderá ser comparado em cerca de três meses da realização do procedimento cirúrgico. Neste prazo, além de serem reduzidos os inchaços da cirurgia, a gordura enxertada já terá se acomodado de forma mais definitiva no corpo.
Lipoescultura: recuperação
Normalmente, o tempo e o processo de recuperação da lipoescultura será bem parecido com a lipoaspiração. Em geral, quem faz uma lipoescultura costuma ficar 24 horas ou menos em um ambiente hospitalar.
Assim que sair do hospital, o paciente deve ficar em repouso por uma semana. Ao retornar para casa, o paciente já deverá estar usando uma cinta pós-cirúrgica e placa contensora, que vai manter por 1 mês. Esses acessórios ajudam na recuperação e evitam o surgimento de seromas.
Após o procedimento, o paciente também poderá sentir algumas dores e desconfortos, porém, o cirurgião vai indicar analgésicos para alívio desses sintomas. Os edemas e hematomas devem sumir em até 21 dias.
Além disso, os exercícios físicos só poderão ser retomados após 1 mês, de acordo com a orientação médica.
Conclusão
Se você já tentou dietas e exercícios e não conseguiu o corpo desejado, a lipoescultura vai garantir mais tônus muscular e ajudar na definição de novos contornos.
Pense no seu corpo como uma obra de arte, que será esculpido pelo cirurgião com esse procedimento. É uma grande possibilidade de ganhar uma autoconfiança muito maior em relação à sua silhueta.
Saiba mais: