rugas

Como prevenir o surgimento precoce de rugas

Melhor prevenir do que remediar. Assim reza a máxima popular, que é verdadeira e se aplica a diferentes áreas, inclusive à cirurgia plástica. Atualmente há técnicas modernas, seguras e eficazes para combater as rugas e deixar a pele mais jovem e bonita. Entretanto, o ideal é recorrer a elas o mais tarde possível. Por isso, é importante cuidar da pele de maneira preventiva. Com medidas simples, é possível retardar o aparecimento das rugas e adiar as cirurgias plásticas de rejuvenescimento. Para saber como ter a pele jovial por mais tempo, leia o texto e então confira as dicas para evitar o surgimento precoce das rugas.

Como evitar o surgimento precoce de rugas

Comece cedo a rotina anti-idade

Para evitar linhas de expressão, manchas no rosto, rugas, flacidez e outros sinais de envelhecimento precoce, comece cedo a rotina anti-idade nos cuidados com a pele. Assim, a partir dos 20 anos, já inicie, redobrando a atenção em relação à limpeza cutânea, hidratação e proteção solar. Na rotina diária de cuidados com a pele, não se esqueça de sempre remover a maquiagem antes de dormir. Essa é uma dica básica, mas faz toda diferença na manutenção de uma pele jovem e bem cuidada.

Proteja-se do sol

O sol é maravilhoso e, inclusive, traz benefícios para a saúde e bem-estar, mas exponha-se a ele com moderação e não se esqueça de intensificar a proteção. Use filtro solar até nos dias nublados e tome sol preferencialmente nos horários seguros (antes das 10h e depois das 16h). Sempre que possível, use chapéu e óculos de sol. Isso minimiza os danos provocados pelos raios ultravioleta e radicais livres, o que, além de prevenir o envelhecimento das células, contribui na prevenção do câncer de pele.

Adote um estilo de vida saudável

Quando se fala em saúde e beleza da pele, é indispensável adotar hábitos saudáveis, como por exemplo, se abster de práticas nocivas como tabagismo e alcolismo. A alimentação saudável também é fundamental. Evite o excesso de gordura e açúcar. Invista em legumes, frutas e verduras. Os vegetais são fortes aliados na manutenção de uma pele jovem.

Não se esqueça da hidratação

Hidrate-se de dentro para fora. Lembre-se de que tomar bastante água é uma das maneiras mais acessíveis e eficazes para cuidar da pele. Além disso, use sabonetes e hidratantes específicos para o seu tipo de pele.

Consulte o dermatologista com frequência

Consulte especialistas não apenas quando já estiver com a pele enrugada. Em caráter preventivo, é importante ir ao dermatologista periodicamente. O profissional fará avaliação da cútis e, se necessário, prescreverá produtos antioxidantes para neutralizar a ação dos radicais livres, além de tratamentos estéticos com ácidos para hidratar, uniformizar e/ou dar volume à pele. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo!
Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira