próteses mamárias

Mitos e verdade sobre as próteses mamárias

Quando o assunto é implante de próteses mamárias surgem muitas dúvidas. Por isso, nesse post, vamos abordar alguns mitos e verdades sobre o assunto. A prótese de silicone é utilizada para aumentar o tamanho dos seios e também para a reconstrução dos mesmos.

Prótese mamária: os mitos

Prótese mamária causa câncer
Mito. Não existe qualquer comprovação científica relacionando próteses mamárias ao desenvolvimento do câncer de mama. Ao contrário, estudos realizados com pacientes nos Estados Unidos e na Europa demonstram que não há relação entre próteses de silicone e o câncer de mama. Além disso, é importante saber que as próteses não interferem nos resultados de mamografias.

Próteses mamárias prejudicam a amamentação
Mito. A prótese de silicone pode ser colocada atrás da glândula responsável pela produção de leite. Por isso, é importante que, antes da cirurgia plástica, a mulher considere o desejo de engravidar para que o médico planeje o implante das próteses mamárias de modo a não prejudicar o aleitamento materno.

O pós-operatório é muito difícil
Mito. Como qualquer cirurgia, após o implante de próteses mamárias é natural que a mulher sinta um pouco de dor e os incômodos típicos do pós-operatório. Porém, não existe complicação, desde que a cirurgia seja realizada por profissional qualificado e experiente, em hospital bem estruturado, e que a paciente siga à risca as recomendações médicas.

Verdades sobre as próteses mamárias

Existe risco de rompimento da prótese
Verdade. O rompimento é raro, mas pode ocorrer em consequência de um acidente de alto impacto, como um acidente grave de carro, por exemplo. Em uma situação normal, a rotura pode acontecer em 1% dos casos, mas após 10 anos de implante.

Organismo pode rejeitar as próteses mamárias
Verdade. É raro, mas acontece. Se o corpo rejeitar as próteses, será necessário removê-las.

Após um período, as próteses precisam ser trocadas
Verdade. Não existe um prazo comum para todas as pacientes. Depende da qualidade da prótese e do próprio organismo. Portanto, é necessário fazer o acompanhamento médico para saber o momento exato para substituir as próteses mamárias. Mesmo as próteses mamárias mais modernas, com o passar dos anos, sofrem o desgaste natural. Isto pode levar, pelo menos, 10 anos.

Na reconstrução das mamas utiliza-se o mesmo tipo de prótese
Verdade. Inclusive, quando a mulher possui próteses mamárias e descobre câncer de mama, o tratamento pode ser feito sem a necessidade de removê-las. Quando é necessário fazer a mastectomia (retirada das mamas devido ao câncer) a mulher pode usar as próteses de silicone.

As próteses mamárias de hoje são mais seguras
Verdade. Hoje, as próteses de silicone possuem uma qualidade superior, tanto com relação ao conteúdo (gel de silicone) quanto o revestimento. O risco de rompimento é muito menor, em comparação com as próteses mais antigas. Além disso, há mais opções de formato de próteses mamárias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião plástico em São Paulo.

Comentários

Posted by Dr. Rodolfo Oliveira

2 comments

thaisa priscila

vou ter bb esse mes apos isso ja posso fazer a cirurgia p almenta um pouco ou so quandoparar de amamentar

Dr. Rodolfo Oliveira

Olá Thaisa, tudo bem?
Obrigado pelo contato
O ideal é esperar o fim da amamentação, pois a mama tem uma dinâmica única e muda bastante principalmente durante esse período! Além de ter que interromper o próprio processo de amamentação.
Não precisa ter pressa. Curta esse período e faz o procedimento de forma segura após.
Att