Se quer retirar gorduras de locais específicos do seu corpo para ter uma silhueta mais definida e harmônica, muito provavelmente a lipoaspiração é o procedimento estético correto para você.
Leia esse post para entender quando é indicada a lipoaspiração, antes e depois do procedimento, riscos e quem deve buscar esse método.
O que é lipoaspiração?
A lipoaspiração masculina ou feminina é o segundo procedimento cirúrgico estético mais realizado no país, tem o objetivo de promover a retirada de gorduras de áreas do corpo como barriga, costas, quadris, nádegas, tornozelos, púbis, panturrilhas e até pescoço e papada.
Pode ser realizada paralelamente a outras cirurgias como a mamoplastia redutora ou no tratamento de ginecomastia em homens.
Uma conversa realista e esclarecedora com um cirurgião experiente e filiado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica vai ser o primeiro passo para quem pensa em passar por esse procedimento que, em geral, é indicado para algumas pessoas, como:
- Pacientes não obesos;
- Aqueles pacientes que já tentaram eliminar gorduras de partes específicas do corpo com dietas e exercícios mas não tiveram sucesso;
- Pacientes que têm pele elástica e bem firme;
- Pacientes que estão com boa saúde.
O sonho de contornos mais desejáveis faz parte do imaginário de muitos homens e mulheres que realizam o procedimento, porém, a cirurgia de lipoaspiração não deve ser considerada um método de emagrecimento.
Na verdade, o procedimento vai produzir um contorno diferente e mais definido para a área tratada, mas não promove perda de peso. É importante saber também que a lipoaspiração também não vai melhorar as irregularidades das celulites.
Além disso, vale reforçar que o corpo vai se moldar aos novos contornos após a retirada das gorduras, mas é preciso tomar cuidado para não ganhar peso posteriormente ao processo. Por esse motivo, hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos, não devem ser abandonados.
Um dos motivos que pode levar ao ganho de peso é porque o organismo já está acostumado com uma quantidade de gorduras, mas quando são retiradas, o corpo pode “pedir” mais alimentação para recuperá-las.
Como funciona a lipoaspiração?
Para realizar a retirada dessas gordurinhas podem ser realizadas as técnicas:
- Lipoaspiração tradicional: sucção de gordura utilizando microincisões;
- Vibrolipoaspiração: com essa técnica a gordura é retirada com a sucção de gordura associada à rotação de cânulas.
Assim como todo procedimento cirúrgico, para realizar a lipoaspiração, os pacientes deverão atestar sua boa saúde com a realização de diversos exames laboratoriais, como sangue e urina, testes cardíacos e de imagem.
Durante a cirurgia, que deve ser realizada em ambiente hospitalar, seja para uma lipo nas costas ou para uma lipoaspiração de papada, o procedimento tradicional ocorre com aplicação de anestesia, que pode ser local, peridural ou geral, depois da marcação da pele para definir o local onde a gordura será realizada.
A anestesia sempre será acertada de acordo com a região que passará pelo procedimento e também poderá acontecer em combinação com outros procedimentos estéticos, por exemplo, com uma abdominoplastia ou miniabdominoplastia, que são cirurgias plásticas na barriga para corrigir a flacidez e terão efeito diferente de uma lipo na barriga, que vai retirar apenas a gordura.
Após a anestesia, o cirurgião fará pequenas incisões para passagem da cânula responsável pelo desprendimento da gordura e um aspirador cirúrgico fará a sucção das gorduras soltas pela cânula.
Normalmente, os pacientes costumam ficar internados por dois dias.
Possíveis riscos da lipoaspiração
As cirurgias, em geral, apresentam riscos, no caso da lipoaspiração, os resultados de cada paciente também podem ser diferentes independentemente do cuidado e perícia do médico. Em alguns casos, pode ocorrer:
- Flacidez da pele na região onde a gordura foi retirada, portanto, uma boa conversa com o cirurgião poderá definir a necessidade de realizar uma abdominoplastia em paralelo;
- Cicatrizes indesejáveis;
- Alteração na sensibilidade da pele;
- Irregularidades na pele, mais comuns em pacientes que já apresentavam flacidez;
- Inchaços muito prolongados;
- Necrose de pele (pacientes que fumam correm mais esse risco);
- Embolia pulmonar (mais raro);
- Riscos anestésicos.
Porém, fica claro que os profissionais especializados e experientes podem reduzir em muito as possibilidades desses riscos.
Os resultados da cirurgia são imediatos?
Como a área onde foi realizado o procedimento pode ficar inchada por um certo tempo, muitas vezes, o paciente só vai observar o resultado da lipoaspiração após 30 dias após a retirada das gorduras. Em alguns casos, os pacientes levam até 3 meses ou mais para observar esses novos contornos.
Além disso, é importante ressaltar que não é possível retirar gorduras de forma ilimitada na lipoaspiração. Segundo um decreto do Conselho Federal de Medicina, só é possível retirar no máximo de 5% a 7% da gordura do corpo do paciente, de acordo com sua estrutura física.
Pós-operatório da lipo
No pós-operatório, os desconfortos maiores podem ocorrer nos dois primeiros dias. Por isso, a indicação de repouso será de pelo menos 3 dias.
Em aproximadamente 7 dias, os pacientes já podem retomar as suas atividades, tomando os devidos cuidados prescritos pelo médico.
Porém, enquanto isso, deve manter uso constante da cinta pós-cirúrgica ou placa contensora por pelo menos 30 dias, ter alimentação balanceada e com muita ingestão de água. Pequenas caminhadas também são recomendadas.
Após a cirurgia, o médico também vai indicar uma rotina de sessões de drenagem linfática, para eliminar líquidos, que vão ajudar tanto na recuperação como na observação dos resultados da cirurgia.
Quanto custa uma lipoaspiração?
O preço de lipoaspiração vai depender da área que será tratada, portanto, os preços podem ter uma grande variação. Além disso, também são somados honorários de equipe médica, custos hospitalares, etc.
Porém, de acordo com a região do corpo que vai passar pelo procedimento, os preços de referência em 2020 podiam variar de R$ 6 mil a R$ 17 mil.
O mais adequado é que os pacientes marquem uma consulta para esclarecer suas dúvidas em relação ao procedimento como um todo e também os preços da cirurgia.
Saiba mais: