A lipo HD (High Definition ou alta definição) é um procedimento que tem sido muito frequente entre diversos famosos.
Entenda nesse texto se você tem biotipo apropriado para se submeter a essa cirurgia, quais podem ser os resultados e riscos desse procedimento estético.
O que é lipo HD?
Lipo HD é uma lipoescultura de alta definição, realizada a partir de aparelhos mais modernos que podem conferir um novo contorno corporal, porque vai realizar a retirada de gordura de forma mais precisa visando ressaltar a musculatura.
No Brasil, começou a ser realizada em 2015, e chamou a atenção especialmente daqueles pacientes que querem ressaltar os músculos abdominais, para dar aquele efeito de “gominhos na barriga”, que são tão valorizados no universo fitness e dos famosos.
É diferente da lipoaspiração convencional que promove a retirada de gordura localizadas em diversas partes do corpo, enquanto a lipo HD é uma lipoescultura que promove uma retirada dessa gordura com ondas ultrassônicas e vai transferi-las para destacar os músculos.
Por isso, essa técnica é realizada, na maioria dos casos, no abdômen, mas também pode ser realizada nas costas, braços, cintura, flancos ou pernas.
Essa nova técnica pode despertar especialmente a atenção daquelas pessoas que se exercitam muito e se alimentam de forma equilibrada, mas não conseguem atingir o abdômen sonhado. No caso do procedimento nesta região, as linhas centrais e laterais da barriga serão a base para as marcações da cirurgia.
Antes e depois da lipo HD: ressalvas
Essa lipo HD masculina ou feminina deve ser muito bem indicada porque não tem a finalidade de retirar gorduras ou prometer um abdômen tanquinho em quem está muito acima do peso.
Além disso, é importante que o paciente tenha noção que existe um limite de gordura que pode ser retirado do corpo. No caso, esse percentual varia entre 5% e 7%.
Por isso, o ideal é buscar um cirurgião plástico de bastante confiança e experiência, que vai ressaltar todos os prós e contras da cirurgia.
O profissional vai realizar todos os esclarecimentos e também todas as investigações necessárias para demonstrar se o (a) paciente pode ficar ou não satisfeito com os resultados.
Em muitos casos, para atingir a forma sonhada, o paciente também deverá passar por uma abdominoplastia ou miniabdominoplastia, associada à lipo HD.
Lipo HD antes e depois: quais pacientes mais indicados?
Existem algumas condições que tornam a pessoa mais indicada para a lipo HD mulher ou homem. A primeira já foi mencionada acima, que é a forma física. A pessoa não precisa ser exatamente um atleta, mas praticar atividades físicas com frequência e ter bons hábitos alimentares é muito importante.
Para realizar esse procedimento, os pacientes devem estar no máximo 15% a 20% no acima do peso ideal.
Por essas características, essa técnica é bastante procurada para pessoas que já fazem parte do mundo fitness.
Outro quesito importante é que o procedimento deve ser realizado apenas em pessoas que têm uma pele de boa qualidade, o que significa mais elasticidade e firmeza, ou seja, com mais colágeno, que vai proporcionar uma espessura mais adequada para um melhor modelamento da região.
Lipo HD: como funciona?
Após as consultas de esclarecimento, o pré-operatório para a lipo HD vai exigir os mesmos exames das demais cirurgias estéticas, como hemograma, urina, glicemia, risco cirúrgico e eletrocardiograma. Para estarem aptos, os pacientes devem ter boa saúde.
Após as marcações feitas pelo médico na área que vai passar pelo procedimento, a lipo em HD também será realizada com anestesia, que pode ser local, peridural ou geral.
Então, são realizadas pequenas incisões, onde é inserida uma cânula que vai emitir ondas ultrassônicas para fazer a quebra da gordura. O vaser na lipo HD é o equipamento que costuma ser mais utilizado.
Essa cânula é mais fina do que a utilizada em uma lipoaspiração convencional, para ter um controle maior no momento aspiração da gordura, que será retirada de alguns pontos, e enxertada em outros, o que vai conferir um novo desenho corporal.
A gordura será retirada de maneira mais intensa nas regiões do contorno do músculo, colocando a musculatura mais próxima da pele, o que vai dar um realce à definição da região.
Para proporcionar esse feito, o cirurgião já deverá realizar previamente um estudo bastante minucioso da musculatura. O paciente também pode escolher, junto com o médico, qual o nível de definição que vai querer após o procedimento: baixa, média ou alta definição.
Por exemplo, para uma lipo HD em mulher, a paciente pode não querer o efeito de gominhos na barriga por achar que vai dar uma aparência mais masculinizada, então pode escolher a lipo com baixa definição.
A cirurgia pode durar de 2 a 4 horas.
Há riscos na lipo HD?
Qualquer procedimento cirúrgico oferece riscos, portanto, com a lipo HD não é diferente.
No entanto, mesmo sendo um procedimento mais recente do que a lipoaspiração convencional, pode oferecer um grau a mais de risco.
A explicação é que a camada de gordura retirada é mais superficial, onde há muito mais vascularização. Portanto, essa técnica traz risco maior de danificar vasos sanguíneos, que pode provocar uma deficiência circulatória, e pode até provocar necrose da área operada.
Outro ponto que merece destaque é que existem algumas chances de irregularidades na pele após o procedimento, especialmente em pacientes que têm pele mais flácida. Podem ocorrer fibroses, retrações ou acúmulos de líquidos.
Como há desprendimento de calor no procedimento, também é importante saber que há chances de ocorrer queimaduras no ponto das incisões, onde a cânula foi inserida, então a pele pode ficar marcada.
Lipo HD: valor é mais alto do que procedimento convencional
Há quem pense que a técnica terá um custo inferior à lipoaspiração convencional. Isso não é verdade, na lipo HD, o valor, em média, é mais alto, especialmente porque requer um tempo maior de cirurgia e muito detalhamento.
Mas quando se fala de lipo HD, quanto custa de fato?
Não é possível dar um número exato antes da marcação de uma consulta e uma conversa profunda com o cirurgião. Em média, as cirurgias podem variar entre R$ 15 a R$ 50 mil, vai depender da extensão da área a ser lipoaspirada e modelada.
Por isso, a conversa com o cirurgião será fundamental para definir qual procedimento deve ser realizado para obter melhores resultados, de forma que o paciente fique realmente satisfeito com sua nova silhueta.
Saiba mais sobre mamoplastia: